Adoção do BIM no ensino de Desenho de Arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3470Keywords:
BIM, ensino de arquitetura, tecnologias digitaisAbstract
Em 2020, o uso de tecnologias digitais experimentou um impulso após a pandemia do COVID 19, devido às políticas de distanciamento social resultando no trabalho e ensino remoto. Gallagher e Palmer (2020) acreditam que esse período provavelmente será lembrado como um ponto de virada crítico entre o “antes”, baseado no aprendizado analógico no campus, e o “depois”, quando digital, online, focado na carreira a aprendizagem se tornará o fulcro da competição entre as instituições.Em consequência do período da pandemia, a partir de 2021 e 2022 muitos escritórios de arquitetura passaram a adotar o formato de trabalho “híbrido”, com profissionais trabalhando em casa parte da semana. Essa nova realidade aumentou a necessidade de aprender a trabalhar através de plataformas colaborativas.
Conforme definiu Jernigan (2017) BIM (Building Information Modeling) corresponde a um ecossistema de aplicativos e processos integrados que permitem que as informações sejam compartilhadas e utilizadas durante todo o ciclo de vida de um edifício, sendo uma metodologia que facilita a realização do projeto colaborativo. As Faculdades de Arquitetura e Engenharia têm se dedicado a estabelecer estratégias visando sua adoção no ensino, e o envolvimento ativo dos estudantes têm sido fundamental.
Dentro dessa dinâmica, o presente trabalho apresenta uma proposta de inserção do BIM no ensino de Desenho de Arquitetura (DA), idealizada por duas discentes do curso de graduação em tomando com base a sua vivência em sala de aula e seu conhecimento sobre BIM. Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo disseminar a adoção do BIM no ensino de arquitetura.
Atualmente, na disciplina de DA (Desenho de Arquitetura), todas as etapas de trabalho consistem em desenhos feitos à mão realizados por associação de ações de interpretação, análise, e até cópia, sem uma inter-relação processual entre os produtos. No decorrer dos trabalhos, os alunos executam desenhos onde eles aprendem acerca da importância da representação gráfica para a interpretação de desenhos de arquitetura. Com isso, os exercícios consistem na execução de desenhos onde eles são desafiados a representar símbolos, tipos de linhas e hierarquias que representem o projeto.
No entanto, por ser o primeiro contato dos alunos com o projeto de arquitetura, muitos têm dificuldade de compreender a relação entre uma planta, um corte e o motivo das representações serem como são (exemplo: linha tracejada, traço ponto, hachura cruzada).
Como forma de explorar as possibilidades oferecidas pelo BIM desde o início do curso de arquitetura e urbanismo a partir da disciplina de D.A., apresenta-se a seguinte proposta:
- a disciplina na é realizada em 15 semanas e a proposta considera a permanência do ensino realizando os desenhos de forma tradicional (lapiseira, caneta, esquadros, escalímetro etc.) nas 9 primeiras semanas;
- No fim do módulo, últimas 6 semanas, do curso de “Desenho de Arquitetura”, o aluno recebe um material exemplo em pdf (diferente do que será utilizado no exercício final) do projeto de uma edificação residencial unifamiliar representado por plantas, cortes, vistas de fachadas com as devidas representações de traçados e simbologias, em conjunto com o acesso de visualização do modelo BIM;
- Haverá uma introdução ao BIM, por meio de vídeo aulas disponibilizadas na sala de aula virtual (google classroom). Dentre as aulas, haverá um módulo básico de modelagem para representação do modelo de exemplo, com planta baixa, corte e fachada, que servirá como roteiro para execução do modelo BIM do exercício.
- Os alunos deverão executar os cortes, fachadas humanizadas e perspectivas cônicas com a bagagem de Desenho de Observação / diagramação da prancha final com edição da representação gráfica dos produtos. Nesta etapa os discentes serão desafiados a dar o tratamento adequado ao modelo, de forma a extrair desenhos com a simbologia de traçados e hierarquias que retratem o aprendizado da disciplina, configurando desenhos com símbolos, tipos de linhas e hierarquias que retratem o projeto arquitetônico apresentado. O roteiro desse exercício inclui:
- Desenhar as alvenarias, esquadrias, pisos, equipamentos sanitários e louças, etc. ;
- Colocar a hierarquia das linhas de acordo com as normas de projeto arquitetônico (NBR-6492:2021), as espessuras das paredes, esquadrias e as distâncias equivalentes e de acordo com a seção horizontal da planta
- Gerar o corte e em seguindo as hierarquias das distâncias e as seções
- Estudar as fachadas humanizadas (cena cultural - pessoas, vegetação, calçada etc.) com apoio da disciplina de Desenho de Observação 1, com a criação de uma fachada (concepção) do próprio aluno.
- Editar a(s) prancha(s), e colocar em escala obedecendo às regras de representação conforme a norma.
A proposta apresentada traz uma resposta positiva em relação aos principais problemas identificados na forma tradicional como a disciplina vem sendo ministrada, uma vez que o aluno passa a ter a visão do conjunto da edificação (através do modelo BIM) em paralelo ao ensino de representação gráfica. Além disso essa proposta traz maior dinamismo ao aprendizado, uma vez que o aluno compreenderá de forma prática as justificativas para as normativas de traçado. Dentre as limitações no contexto da FAU UFRJ encontra-se a capacitação de professores e a necessidade de mais computadores para os alunos. Uma sugestão seria realizar a atividade proposta em uma turma, comparando os resultados e desempenho.
Com essa estratégia, espera-se que o aluno compreenda os planos arquitetônicos que compõem a questão espacial e visual para expressar o desenho de maneira coerente ao existente e atendendo a NBR-6492:2021 sobre projetos de arquitetura.
É necessário disseminar as possibilidades oferecidas pelo BIM, para que todos possam compreender a metodologia e as competências necessárias à sua adoção. Daí a importância de pensar sua inclusão como estratégia didática no ensino dos conteúdos específicos do curso de graduação em arquitetura e urbanismo.
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References
GALLAGHER, S. PALMER, J. The Pandemic Pushed Universities Online. The Change Was Long Overdue. Harvard Business Review, (2020), Disponível em https://hbr.org/2020/09/the-pandemic-pushed-universities-online-the-change-was-long-overdue#
JERNIGAN F 2017 Big BIM 4.0: Ecosystems for a Connected World. Editor 4site Press. UK, 444p
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PINHEIRO, E.; KAMIMURA, R.; ABDELHAI, T. Pensar e reinventar o habitar pela narrativa gráfica: exercício síntese de desenho /ufrj em formato online. 10º. Projetar Lisboa 2021: Arquitetura, Cidade e Paisagem – Projetar em contexto de crise. In: Anais ... Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1590, Acesso em 12/05/2023
SALGADO, M. S.. Adoção dos Usos do Modelo BIM como estratégia para inserção no ensino de graduação: estudo de caso. In: XIX Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ENTAC 2022, 2022, Canela. Anais ... Porto Alegre: ANTAC, 2022
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