AS Ações de Capacitação do Plano Estratégico de Disseminação do BIM
Keywords:
Capacitação, Educação, BIM, Plano EstratégicoAbstract
No dia 16 de maio passado de 2018 foi publicado o Decreto Nº 9.377 (BRASIL, 2018) instituindo a “Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – BIM BR” (MDIC,2018). Este Plano é composto por 9 objetivos específicos, cada um suportado por várias ações estratégicas, além de metas e um roadmap para implementação. Seu objetivo geral é disseminar o BIM no Brasil, tanto no meio público quanto privado, através de ações do governo, suportadas pelo seu grande poder de compra, enquanto maior demandante da cadeia da construção no país.
O objetivo de número IV deste plano estratégico é ligado à capacitação de recursos humanos:
“ESTIMULAR A CAPACITAÇÃO EM BIM: a utilização do BIM exige que o profissional tenha conhecimento desse novo processo e esteja capacitado para as implicações decorrentes dessa mudança de paradigma. Isso é fator fundamental para que o BIM seja efetivamente compreendido, adotado e consolidado no mercado brasileiro.” (MDIC, 2018, p.24)
A concepção das ações de capacitação do plano BIM BR contou com a consultoria especializada do autor e será aqui brevemente comentada, e detalhada na respectiva palestra.
A lógica de estruturação das ações educacionais do plano foi inspirada pelos trabalhos do UK BIM Task Group, que dividiram o público-alvo da capacitação em 3 níveis - estratégico, gerencial e técnico – cada um deles demandando um tipo específico de conteúdo.
O nível estratégico corresponde aos diretores, gerentes e demais tomadores de decisão. No nível gerencial encontram-se gerentes de empreendimentos, coordenadores de projetos, gerenciadores de obras, líderes de equipes de projeto e todos os demais profissionais que atuam na gestão de empreendimentos construtivos. Por fim, o nível técnico representa todos os demais profissionais da construção ligados ao projeto, execução, operação e manutenção de edificações e infraestruturas.
Ao desenvolver a estratégia nacional, acrescentamos explicitamente um 4º nível, referente ao público “em formação”: estudantes de nível médio e superior, em cursos ligados ao setor da Construção.
De forma resumida, o foco das ações planejadas para os públicos-alvo de cada nível e setor são:
- Público do Nível Estratégico: desenvolver um programa de educação informal para sensibilização de tomadores de decisão, tanto do setor público quanto do privado;
- Público de Nível Gerencial: fomento ao desenvolvimento e oferta ao mercado de cursos de gerenciamento e coordenação BIM e, especificamente para servidores públicos, desenvolvimento de um programa de capacitação para licitação, coordenação e fiscalização em BIM;
- Público de Nível Técnico: fomento ao desenvolvimento e oferta ao mercado de cursos técnicos sobre BIM (conceitos básicos, usos específicos, ferramentas, etc.), servindo tanto ao setor público quanto ao privado.
- Público em formação (estudantes): fomento à introdução de BIM nos currículos dos cursos de graduação em Engenharia e Arquitetura e de cursos técnicos.
O decreto 9.377 também instituiu o Comitê Gestor (CG-BIM), que deverá coordenar o desenvolvimento desta e das demais ações previstas no Plano Estratégico BIM-BR.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR