COMPARAÇÃO DAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DO DESEMPENHO ENTRE MATERIAIS COMPOSTOS POR FIBRAS E MATERIAIS CONVENCIONAIS UTILIZADOS EM ESTRUTURAS

Autores

  • Nathalia Schimidt Dias Universidade Estadual de Campinas
  • Gerusa de Cássia Salado Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1002

Palavras-chave:

Materiais não convencionais, Materiais compostos por fibras, Estruturas

Resumo

Devido à preocupação com o meio ambiente, um dos grandes desafios da engenharia consiste na utilização de materiais não convencionais para a concepção de estruturas, satisfazendo requisitos essenciais como resistência, desempenho e durabilidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é comparar e analisar as principais propriedades mecânicas de materiais compostos por fibras utilizados em estruturas, sendo os materiais escolhidos madeira, bambu e tubos de papelão, com relação a materiais convencionais (concreto e aço), extraindo conclusões a respeito do desempenho estrutural e viabilidade técnica do seu uso em construções. Para atingir o objetivo, a metodologia adotada foi a realização de pesquisa bibliográfica em livros, teses, artigos etc, analisando dados dos três materiais compostos por fibras e dos materiais convencionais. Como resultado, pode-se concluir a partir do cálculo da eficiência dos materiais na compressão e tração, que os materiais compostos por fibras chegam a superar os materiais convencionais em alguns índices. Os resultados deste estudo reforçaram que os materiais compostos por fibras, apesar de terem características tão diferentes do concreto e do aço, propiciam às construções boa resistência, desempenho e durabilidade, além de maior sustentabilidade, leveza, salubridade, versatitilidade e até mais economia que as obras feitas com materiais convencionais. A contribuição deste estudo está em incentivar a pesquisa e o uso de materiais não convencionais na construção, inclusive para a criação de políticas públicas, visando a sustentabilidade ambiental.

Referências

BLAISSE, M. et al. Bambu. Barcelona: Könemann, 2014.

BRANCO, J. M. Casas de madeira. Da tradição aos novos desafios. Guimarães: Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Minho, Seminário Casas de madeira, p.75-86, 2013.

CAEIRO, J. G. B. M. Construção em bambu. Dissertação (Mestrado). Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2010.

BALLASTÉ, J. F. Desempenho construtivo de estruturas de cobertura com colmos de Bambu. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2017.

CALIL JUNIOR, C.; BARALDI, L. T; STAMOTO, G. C.; FERREIRA, N. S. S. Set 406 – Estruturas de madeira (Notas de Aula). São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, 2001.

CARBONARI, G. et al. Bambu – O aço vegetal. Revista Mix Sustentável – Edição 05, V.3, n.1, p. 17 – 25, 2017.

EECKOUT, M. et al. Cardboard in architecture. Holanda: IOS Press, 2008.

GEROTO, P. G. Caracterização anatômica e física - por densiometria de raios X – de colmos de Dendrocalamus asper Backer, Dendrocalamus latiflorus Munro e Guadua angustifolia Kunth. Dissertação (mestrado). Piracicaba : Universidade de São Paulo: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 2014.

GHAVAMI, K.; MARINHO, A. B. Propriedades físicas e mecânicas do colmo inteiro do bambu da espécie Guadua angustifólia. Campina Grande: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.9, n.1, p.107-114, 2005.

JODIDIO, P. Shigeru Ban: Complete Works 1985-2015. Taschen, 2015.

LUKASLANG BUILDING TECHNOLOGIES. Disponível em: https://www.lukaslang.com/en/home/. Acesso em 28 de maio de 2019.

MACHADO, J. S.; CRUZ, H.; NUNES, L. Mitos e factos relacionados com o desempenho de elementos de madeira em edifícios. Lisboa: 3º ENCORE, Encontro sobre conservação e reabitação de edifícios, 2003.

MARQUES, L. E. M. M. O papel da madeira na sustentabilidade da construção. Dissertação (mestrado). Porto:Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal, 2008.

MARÇAL, V. H. S. Uso do bambu na construção civil. 2008. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

McQUAID, M. Shigeru Ban. Nova York: Phaidon Press, 2003.

MELLO, R. L. Projetar em madeira: uma nova abordagem. Dissertação (Mestrado) Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília, 2007.

MOLINA, J. C.; CALIL JUNIOR, C. Sistema construtivo em wood frame para casas de madeira. (Seminário) Londrina: Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 31, n. 2, p. 143-156, jul./dez. 2010.

PADOVAN, P. B. O Bambu na arquitetura: Design de Conexões Estruturais. Dissertação (Pós-Graduação em Design). Bauru: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2010.

PFEIL, W. Estruturas de madeira. Rio de Janeiro: LTC, 5ª edição, 1994.

SALADO, G. C. Construindo com tubos de papelão: um estudo da tecnologia desenvolvida por Shigeru Ban.

Dissertação (mestrado). São Carlos: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, 2006.

SALADO, G. C. Painel de vedação vertical de tubos de papelão: estudo, proposta e análise de desempenho.

Tese (doutorado). São Carlos: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, 2011.

SHIGERU BAN ARCHITECTS. Disponível em: http://www.shigerubanarchitects.com/works/Acesso: 05/09/20TECVERDE Engenharia S/A. Disponível em http://www.tecverde.com.br/wpcontent/uploads/2016/02/Panorama-do-Sistema-Construtivo-Tecverde.pdf. Acesso: 06/01/2017.

TORRES, J.T.C. Sistemas construtivos modernos em madeira. Dissertação (mestrado). Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal, 2010.

VERMONT TIMBER WORKS. Disponível em https://www.vermonttimberworks.com/our-work/heavytimberconstruction/hotels/doubletree-hotel/. Acesso: 29/05/2020.

ZAPARTE, T. A. Estudo e adequação dos principais elementos do modelo canadense de construção em wood frame para o Brasil. (Trabalho De Conclusão de Curso). Pato Branco: Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, 2014.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

DIAS, Nathalia Schimidt; SALADO, Gerusa de Cássia. COMPARAÇÃO DAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DO DESEMPENHO ENTRE MATERIAIS COMPOSTOS POR FIBRAS E MATERIAIS CONVENCIONAIS UTILIZADOS EM ESTRUTURAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1002. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1002. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Desenvolvimento Sustentável

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.