PRODUTIVIDADE DE MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: PRODUTIVIDADE DE MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1047Palavras-chave:
Gerenciamento da Construção, Planejamento e Controle da Produção, Indicadores OrçamentáriosResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a produtividade em obras de pequeno porte. Para tal, realizou-se um estudo em três obras na cidade de Crateús, nordeste brasileiro, tendo-se analisado os serviços de (1) estrutura da laje, (2) concreto da laje, (3) estrutura de madeira para coberta, (4) telhamento, (5) gesso de parede e teto e (6) contrapiso. Isto possibilitou caracterizar o processo construtivo, obter os índices de produtividade e compará-los com a literatura. Foi possível, também, analisar os fatores que impactaram na produtividade dos serviços analisados. Destaca-se que a disponibilidade de dados da SINAPI para obras de pequeno porte se mostrou maior que a SEINFRA e se aproximou mais dos dados coletados no estudo, o que indica ser mais vantajoso a sua utilização. Esta pesquisa pode contribuir para uma melhor gestão de prazos e custos de serviços em obras de pequeno porte, além de expandir as evidências empíricas da literatura de gestão da construção.
Referências
AKKARI, A.; SOUZA, E. L. de. Avaliação da produtividade das perdas no serviço de revestimento de gesso liso e sarrafeado em paredes e tetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 9., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2005.
ANDRADE, F. K. G.; PINHO, S. A. C.; JÚNIOR, A. C. L. Perdas e produtividade da mão-de-obra na concretagem de edifícios. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: ANTAC, 2012.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil: Relatório de Insumos e Composições. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.caixa.gov.br/site/Paginas/downloads.aspx#categoria_643. Acessado em: 04 nov. 2019.
COSTA, D. B.; SANTOS, M. C. F.; SANTANA, C. O.; GUIMARÃES, C. D. Implementação de sistemas de indicadores de produtividade e perdas para processos construtivos à base de cimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: ANTAC, 2012.
FALCÃO, T. F.; BRANDSTETTER, M. C. G. O.; AMARAL, T. G. Diretrizes estratégicas para melhoria da eficiência logística em canteiros de obras. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010.
KOTZIAS, R. V.; MARCHIORI, F. F. Análise da produtividade em serviços de execução de estruturas de concreto armado – estudo de caso em Florianópolis. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: ANTAC, 2012.
MELLO, L. C. B. D. B.; AMORIM, S. R. L. de. O subsetor de edificações da construção civil no Brasil: uma análise comparativa em relação à União Europeia e aos Estados Unidos.
Produção, v. 19, n. 2, p. 388–399, 2009.
PACHECO, M. F.; SILVA, C. P. C.; ARROTÉIA, A. V.; CARASEK, H.; BRANDSTETTER, M. C. G. O.
Avaliação da tecnologia de gesso projetado. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: ANTAC, 2012.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA. Tabela de Custos 026. SEINFRA-CE: Fortaleza, 2018.
Disponível em: https://www.seinfra.ce.gov.br/tabela-de-custos/ Acessado em: 04 nov. 2019.
SOUZA, U. E. L. Como aumentar a eficiência da mão-de-obra: manual de gestão da produtividade na construção civil. Pini, São Paulo, 2006.
SINK, D. S.; TUTTLE, T. C. Planejamento e medição para performance. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1993.