O IMPACTO DAS PERSONALIZAÇÕES DE APARTAMENTOS NO AVANÇO FÍSICO DE UM EMPREENDIMENTO DE ALTO PADRÃO

Autores

  • Cécile G. Ulhôa Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal de Goiás
  • Maria Carolina G. O. Brandstetter Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1190

Palavras-chave:

Personalização, Cliente, Planejamento, Avanço Físico

Resumo

A estratégia da personalização tornou-se consolidada por grande parte de construtoras e incorporadoras que buscam a prática da oferta de plantas flexíveis para garantir a satisfação dos clientes. Para que o objetivo da flexibilização do projeto seja alcançado, uma série de ações devem ser cumpridas, sob o risco de gerar impacto nas obras, em especial em relação ao prazo, como consequência da quebra de padronização e continuidade dos serviços. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da personalização de apartamentos no avanço físico de uma obra por meio de um estudo de caso em uma edificação de alto padrão no estado de Goiás. Foram avaliados os tipos de modificações, a incidência das solicitações em 96 unidades residenciais e o impacto que causaram no avanço físico de várias atividades em execução. Dois indicadores principais foram utilizados para a análise do impacto – o percentual de atraso e o indicador de atividade física por mês. As conclusões apontam para a reflexão quanto à necessidade da consideração conjunta das estratégias de mercado e produção, buscando relacionar as possíveis falhas de planejamento ou controle que provocaram interferências no cronograma da obra.

Referências

AVALONE, M. C.; FETTERMANN, D. de C. Demandas de customização em edifícios residenciais no Brasil: uma análise de agrupamentos empírico-qualitativa com base no sistema Skeleton/Infil. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 489-503, abr./jun. 2020.

BERNARDES, M. M e S. Desenvolvimento de um Modelo de Planejamento e Controle da Produção para Micro e Pequenas Empresas. 2001. 309p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

BRANDÃO, D. Q.; HEINECK, L. F. M. Estratégias de flexibilização de projetos residenciais iniciadas na década de 1990 no Brasil: tão somente um recurso mercadológico? Ambiente Construído, Porto Alegre, v.7, n.4, p.71-87, 2007.

BRANDSTETTER, M. C. G. O.; DIAS, L. J. F.; SILVA, N. T. Análise de impactos da estratégia de flexibilização de projetos no processo produtivo de obras residenciais. In: ENCUENTRO LATINO AMERICANO DE GESTION Y ECONOMIA DE LA CONSTRUCCION, V., 2013, Cancun.

Anais...Cancun: Tecnologico de Monterrey, 2013.

CUPERUS, Y. Mass customization in housing an open building/Lean Construction study. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON OPEN BUILDING, 2003, Hong Kong. Proceedings…Hong Kong: Faculty of Architecture, The University of Hong Kong, 2003, 13p.

MATTOS, A. D. Planejamento e Controle de Obras. São Paulo: PINI, 2010.

PRIBERAM DICIONÁRIO. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/penthouse. Acesso em 31 agosto de 2020.

RECK, R. H.; FORMOSO, C. T. Avaliação da Aplicação do Índice de Boas Práticas de Planejamento em Empresas Construtoras da Região Metropolitana de Porto Alegre. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XIII., 2010, Canela. Anais...Canela: ANTAC, 2010.

TIRINTAN, M. R. A.; SERRA, S. M. B. Vinculação entre os Níveis Hierárquicos do PCP, através de Reflexões da Lean Construction. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO E ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, IV., 2005, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: ANTAC, 2005.

VIANA, D. D.; TOMMELEIN, I. D.; FORMOSO, C. T. Using modularity to reduce complexity of industrialized building systems for mass customization. Energies, v. 10, n. 10, p. 1622, 2017.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

ULHÔA, Cécile G.; BRANDSTETTER, Maria Carolina G. O. O IMPACTO DAS PERSONALIZAÇÕES DE APARTAMENTOS NO AVANÇO FÍSICO DE UM EMPREENDIMENTO DE ALTO PADRÃO. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1190. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1190. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Gestão e Economia da Construção

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.