PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO MÉTODO PURA PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA EM SHOPPING CENTERS
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1258Palavras-chave:
Sustentabilidade, Shopping center, Redução de águaResumo
A água é considerada um dos pilares do desenvolvimento sustentável como um insumo fundamental para proporcionar a manutenção das condições básicas de vida dos seres vivos. Com o objetivo de atender todas as necessidades humanas, de maneira perene, foram criados, internacionalmente, os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (ODS). Dentre os desafios existentes quanto ao gerenciamento do insumo hídrico, as esferas regionais e locais brasileiras encontram-se suportadas pelo Programa de Conservação de Água (PCA), com metodologias claras visando a redução do consumo, estando assim alinhada com o princípio do desenvolvimento sustentável e com as proposições dos ODS. Este trabalho tem como foco aplicar o Programa de Uso Racional da Água (PURA), desenvolvido a partir do PCA, para redução de demanda de água em um shopping center de grande relevância na indústria do varejo, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Apresenta-se um estudo prático na tipologia de edificação citada anteriormente, aplicando-se as quatro etapas do PURA: auditoria de consumo de água, diagnóstico, plano de intervenção e avaliação do impacto de redução. Ao final da aplicação do método, gerou-se uma economia para a academia em média de 25%.
Referências
ABRASCE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SHOPPING CENTERS. Inaugurações. [S. l.], 2019.
Disponível em: https://abrasce.com.br/numeros/inauguracoes/. Acesso em: 25 maio 2019.
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos. [S. l.], 2018.
Disponível em: http://conjuntura.ana.gov.br/. Acesso em: 14 maio 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO BRASIL E UNIDADES DA FEDERAÇÃO COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1o DE JULHO DE 2018. Brasil, 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-depopulacao.html?=&t=downloads. Acesso em: 3 ago. 2019.
KEPNER, Charles H.; TREGOE, Benjamin B. O administrador racional. São Paulo: Atlas, 1981 OLIVEIRA, Lúcia Helena. Metodologia para implantação de programa de uso racional da água em edifícios. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia da Construção Civil) - Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 1999.
PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA. Documento Técnico de Apoio A1. [S. l.], 1999. Disponível em: http://www.pmss.gov.br/index.php/bibliotecavirtual/167-documentos-tecnicos-de- apoio-dta. Acesso em: 14 maio 2019.
UNESCO - UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. The Millenium Development Goals Report. New York, 2015. Disponível em: https://www.un.org/millenniumgoals/. Acesso em: 9 maio 2019.
UNITED NATIONS - UN. MILLENNIUM DEVELOPMENT GOALS REPORT - MDGR. Oslo, Norway, 6 jul. 2015. Disponível em:http://mdgs.un.org/unsd/mdg/Resources/Static/Products/Progress2015/English2015.pdf.Acesso em: 9 ago. 2019.
WORLD WATER ASSESSMENT PROGRAMME - WWAP.World Water Development Report 2019.
Paris, França, 2019. Disponível em: https://www.unwater.org/unwater-publications/. Acesso em: 3 ago. 2019.