USO DE CONCRETO POROSO EM CALÇAMENTOS E VIAS DE TRÁFEGO LEVE COMO ALTERNATIVA PARA DRENAGEM URBANA

Autores

  • Gabriell Bussolotto Faculdade Guarapuava
  • Rafaella Salvador Paulino Faculdade Guarapuava
  • Luis Fernando Sequinel Faculdade Guarapuava

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1274

Palavras-chave:

Concreto permeável, Permeabilidade, Porosidade

Resumo

O concreto poroso possui capacidade de drenagem superior ao concreto convencional, o que contribui com a redução da vazão das águas pluviais presentes nos centros urbanos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade do uso deste material, tendo em vista a capacidade de suporte requerida pelos pavimentos. Para isso, produziram-se concretos de traço 1:3,26 (cimento Portland: agregado graúdo) e relação água cimento de 0,34, os quais foram avaliados quanto ao índice de vazios, massa específica, resistência à compressão e permeabilidade por carga constante. Verificou-se por meio dos resultados que os concretos apresentaram um valor médio de 19,08% para o índice de vazios, 1946kg/m³ para massa específica, 13,35MPa para resistência à compressão aos 28 dias e 8,43mm/s para o índice de permeabilidade. Concluiu-se que o concreto poroso se apresentou como uma alternativa viável de resposta à problemática do escoamento superficial da água, podendo ser aplicado como pavimentos para calçadas em áreas de circulação exclusiva de pedestres ou vias de tráfego leve.

Referências

ABCP – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. PROJETO TÉCNICO: Pavimento permeável. [s.i.]: Fábrica de Ideias Brasileiras – Fib, 2013. 21 p. Programa Soluções para Cidades. Disponível em: <http://www.solucoesparacidades.com.br/wpcontent/uploads/2013/10/AF_Pav%20Permeavel_web.pdf>. Acesso em: 10 maio. 2020.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT). Manual de Pavimentos Rígidos. Rio de Janeiro: IPR - 714, 2005.

RISSON, Kathleen Dall Bello de Souza. Proposta de Procedimento de Moldagem de Corpos de Prova em Laboratório para Concretos Permeáveis. 194 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

SANDOVAL, Gersson Fernando Barreto. Desempenho do Concreto Poroso com Agregados Reciclados. 122 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

TUCCI, Carlos E. M. Gerenciamento Integrado das Inundações Urbanas no Brasil. 2004, Instituto de Pesquisas Hidráulicas, UFRGS, Santiago de Chile, 2004. Cap. 6. Disponível em: <https://www.cepal.org/samtac/noticias/documentosdetrabajo/4/23334/InBr01304.pdf> . Acesso em: 10 maio. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

BUSSOLOTTO, Gabriell; PAULINO, Rafaella Salvador; SEQUINEL, Luis Fernando. USO DE CONCRETO POROSO EM CALÇAMENTOS E VIAS DE TRÁFEGO LEVE COMO ALTERNATIVA PARA DRENAGEM URBANA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–3. DOI: 10.46421/entac.v18i.1274. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1274. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.