Contribuição das pesquisas de pós-graduação sobre BIM no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2001

Palavras-chave:

BIM, Ensino de Arquitetura, Ensino de Engenharia, Digitalização da Construção

Resumo

Os crescentes debates sobre digitalização da construção têm levado ao interesse nas alternativas para adoção do BIM nos cursos de graduação. As pesquisas de pós-graduação auxiliam muito este processo, uma vez que trazem informações sobre as estratégias a serem adotadas pelas instituições de ensino. Este artigo apresenta os resultados de uma análise bibliométrica das teses e dissertações sobre ensino do BIM nos últimos 10 anos. Os resultados indicam que o foco permanece nas ferramentas e técnicas didáticas, evidenciando uma lacuna no conhecimento em gestão de projetos, colaboração e comunicação - aspectos que fundamentam o processo BIM e precisam ser explorados.

Biografia do Autor

Camila Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Mônica Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Monica Santos Salgado é Colaboradora sênior e membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Referências

ANDRADE, M. L. V. X., RUSCHEL, R. C. Interoperabilidade de aplicativos BIM usados em arquitetura por meio do formato IFC. Gestão & Tecnologia de Projetos (Design Management and Technology), [S. l.], v. 4, n. 2, p. p.76-111, 2009. DOI: 10.4237/gtp.v4i2.102.

BÖES, J. S., BARROS NETO, J. d., & LIMA, M. M. BIM maturity model for higher education institutions. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 131-150, abr./jun. 2021. DOI: 10.1590/s1678-86212021000200518.

CHECCUCCI, É. de S. Teses e dissertações brasileiras sobre BIM: uma análise do período de 2013 a 2018. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, p. e019008, fev. 2019. ISSN 1980-6809. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8653708>. DOI:https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653708.

CHECCUCCI, E. de S., AMORIM, A. L. de. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 5, n. 1, p. 6-17, jan./jun. 2014.

CHECCUCCI, É. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em arquitetura e engenharia civil In: ENANPARQ - ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 3, 2014, Anais... São Paulo.

FERREIRA, R. C.; GONÇALVES, R. F.; SANTOS, E. T.; PESSOA, M. S. de P. Modelagem Sistêmica de Projetos de AEC em UML. Gestão & Tecnologia de Projetos, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 52-67, 2007. DOI: 10.4237/gtp.v2i2.40.

GIESTA, J. P., COSTA, T. G., COSTA NETO, A. Inserção do ensino do Building Information Modeling (BIM) na Academia: Novas perspectivas por meio da pesquisa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–6. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.204.

JUSTI, A. R. Implantação da plataforma REVIT nos escritórios brasileiros: relato de uma experiência. Gestão & Tecnologia de Projetos, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 140-152, 2008. DOI: 10.4237/gtp.v3i1.56.

KIATAKE, M., PETRECHE, J. R. D., FERREIRA, S. L. Esboços e modelos como ferramentas úteis no projeto arquitetônico na fase de concepção: contribuições da psicologia cognitiva e da abordagem BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 2, n. 7, p. 80–97, 2011. DOI: 10.20396/parc.v2i7.8634584.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA, EDITAL Nº 3/2019. TERMO DE COLABORAÇÃO PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES PARA PROMOVER GANHO DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL (28 de agosto de 2019).

MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Governo Federal lança “Construa Brasil” para desburocratizar o setor de construção. (27 de abril de 2022) Fonte: Economia e Gestão Pública - Produtividade. Disponível em: <https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-economia-lanca-201cconstrua-brasil201d-para-desburocratizar-o-setor-de-construcao>. Acesso em: 30 abril 2022.

MONTEIRO, A., FERREIRA, R. C., SANTOS, E. T. Representations paradigms for masonry modulation in BIM tools. estão & Tecnologia de Projetos (Design Management and Technology), [S. l.], v. 4, n. 2, p. p.54-75, 2009. DOI: 10.4237/gtp.v4i2.101.

NASCIMENTO, L. A. do, SANTOS, E. T. A indústria da construção na era da informação. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 69-81, jan./mar. 2003.

RECEPETI. Portal BIM Acadêmico, 2022. Fonte: Portal BIM Acadêmico. Disponível em: <https://sites.google.com/antac.org.br/portalbimacademico>. Acesso em: 12 maio 2022

REVISTA PARC - Edição temática: BUILDING INFORMATION MODELING - BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP. vol. 5, n. 1, jan.-jun./2014.

RUSCHEL, R. C., ANDRADE, M. L. V. X. de, MORAIS, M. de. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 151-165, junho 2013.

SANTOS, E. R. do; SOUZA, C. C. de; SALGADO, M. S. FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM BIM. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Projeto do Ambiente Construído. Anais...Londrina (PR) UEL - On line, 2021. Disponível em: .

SCHEER, S., AZUMA, F., AYRES, C., BEBER, M. (2009) Collaborative CAD modelling process analysis to suport teamwork for building design. Gestão & Tecnologia de Projetos, [S. l.], v. 4, n. 1, pág. 124-135, 2009. DOI: 10.4237/gtp.v4i1.91.

SOUZA, C. C. de, SANTOS E. R. dos, SALGADO, M. S. O papel da representação profissional em arquitetura na disseminação do BIM (building information modeling). In: 12º Colóquio de Pesquisa do PROARQ: O que FOMOS, o que SOMOS - Expectativas e propostas para um futuro emergente, 2021, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. p. 235-2382.

SOUZA, C. C., & SALGADO, M. S. Ensino de BIM: Relato das experiências apresentadas no ENEBIM 2021. In: 12º Colóquio de Pesquisa do PROARQ: O que FOMOS, o que SOMOS - Expectativas e propostas para um futuro emergente, 2021, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. p. 235-2382.

SOUZA, L. L. A. de, AMORIM, S. R. L., LYRIO, A. de M. Impactos do uso do BIM em escritórios de arquitetura: oportunidades no mercado imobiliário. Gestão & Tecnologia de Projetos, [S. l.], v. 4, n. 2, pp26-53, 2009. DOI: 10.4237/gtp.v4i2.100.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

SOUZA, Camila; SALGADO, Mônica. Contribuição das pesquisas de pós-graduação sobre BIM no ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2001. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2001. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.