Adoção dos Usos do Modelo BIM como estratégia para inserção no ensino de graduação: estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2024

Palavras-chave:

BIM, Ensino de arquitetura, Digitalização da construção

Resumo

A modelagem da informação da construção – BIM (Building Information Modeling) – tem sido o carro-chefe do processo de modernização da construção civil, e envolve desde o projeto paramétrico até a simulação de desempenho e gestão de operação e manutenção. Entretanto, esse processo demanda alterações na formação profissional. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que tem como objetivo demonstrar o potencial dos Usos do Modelo BIM como estratégia para sua inserção no ensino de graduação em arquitetura e urbanismo. O estudo de caso realizado revelou pontos positivos da proposta, e alternativas para o ensino de disciplinas de forma colaborativa e integrada.

Biografia do Autor

Monica Santos Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia de Produção COPPE UFRJ. Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Referências

BIMe initiative BIM Dictionary 2020 Disponível em < https://bimdictionary.com/> Acessado em Fevereiro 2021

BIMe Initiative BIM Model Uses, Disponível em <https://bimexcellence.org/wp-content/uploads/211in-Model-Uses-Table.pdf> Acessado em Fevereiro 2021.

CHECCUCCI, E. S Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em engenharia civil e o papel da expressão gráfica neste contexto. Tese (Doutorado multi-institucional e multidisciplinar em difusão do conhecimento) Universidade Federal da Bahia, 2014

DELATORRE, V. Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFSC, 2014

GODOY FILHO, A. A. Contribuições para o ensino do projeto arquitetônico: por um novo paradigma. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) Pós-graduação em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo UEM-UEL [PPU], 2014

KREIDER R G MESSNER J I A Model Use Ontology. CIB W78 Conference Proceedings [...] Eindhoven, Holanda, 2015, p.432 - 439

LEAL, B.M.F. Propostas para o ensino dos conteúdos de arquitetura e urbanismo através das ferramentas digitais Dissertação (Mestrado em Arquitetura) programa de Pós-graduação em Arquitetura PROARQ FAU UFRJ, 2018

MAHAMADU, A M MAHDJOUBI, L BOOTH C and MANU P Building information modelling (BIM) capability and delivery success on construction projects. Construction Innovation Vol. 19 No. 2, 2019 pp. 170-192 Emerald Publishing Limited 1471-4175 DOI 10.1108/CI-03-2018-0016

MAHARIKA I F IRSAN A ATHAS S I SUSANTO A ABMA V YURIANDALA Y 2020 Building Information Modeling (BIM) Adoption Model for Architectural Education. Journal of Design and Built Environment 20 (3): 22-42

MATTANA, L.. Contribuição para o ensino de orçamentação com uso de BIM no levantamento de quantitativos Dissertação (Mestrado em Arquitetura) Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina 2017

MEC – Resolução n°1 Março de 2021 (*) Altera o Art. 9°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2019 e o Art. 6°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo

MEC – Resolução n°2 Junho 2010 Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resolução CNE/CES nº 6/2006

MEDEIROS, S. C. S. de Integração de Projeto de Arquitetura e Estruturas no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB Dissertação (Mestrado em Arquitetura) Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2021

NATUMI, Y. O ensino de informática aplicada nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil Dissertação (Mestrado em Arquitetura) Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Universidade de São Paulo 2013

PERGHER, R. D. Competências do educador e do educando para o ensino e aprendizagem do BIM na graduação em arquitetura, engenharia e construção no Brasil. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil UFPR, 2021

Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo 2020-2030, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade federal do Rio de Janeiro, versão 10 de agosto de 2021.

SACKS, R EASTMAN, C TEICHOLZ, P Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção 3° Edição, Brasil, Bookman, 2021

SALGADO, M.S. BIM and the future of architecture teaching. World Building Congress 2022 – WBC2022 Book of abstracts [...] Melbourne, 2022, p. 42.

SCHEER, D. The death of drawing: architecture in the age of simulation. New York: Routledge, 2014.

SCHULZ, V. M. Contribuições da Tecnologia BIM para os aspectos tectônicos do processo projetual no Ensino-aprendizagem de Projeto Arquitetônico Dissertação (Mestrado em Arquitetura) Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROPAR UFRGS 2021

SUCCAR B SALEEB N SHER W Model Uses: Foundations for a Modular Requirements Clarification Language, Australasian Universities Building Education Proceedings [...]Australia, 2016, p. 1-12.

SUCCAR, B. Matriz de Maturidade BIM. Disponível em: < https://bimexcellence.org/wp-content/uploads/301in.PT-Matriz-de-Maturidade-BIM.pdf> Acessado em Fevereiro 2021

SUCCAR, Bilal. Building Information Modelling Maturity Matrix. Handbook of Research on Building Information Modeling and Construction Informatics: Concepts and Technologies. IGI, p.65-103, 2010

SUMPP M M, Alves R.V. Manica C R BIM Maturity Index: Analysis and Comparison of Architecture Office’s BIM Performance in Porto Alegre. XXIV International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics Proceedings [...] Medellín | Colombia. 2020 p.508-515

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

SANTOS SALGADO, Monica. Adoção dos Usos do Modelo BIM como estratégia para inserção no ensino de graduação: estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–10. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2024. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2024. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.