Análise do uso de BIM na extração dos dados necessários para a avaliação de eficiência energética da INI-C
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2102Palavras-chave:
BIM, INI-C, Avaliação de eficiência energética, Envoltória, Extração de dadosResumo
Objetivou-se analisar o potencial de BIM na extração dos dados necessários para a avaliação simplificada de eficiência energética da envoltória pela nova Instrução Normativa do Inmetro (INI-C). A partir de um estudo de caso, adotando-se o software Revit, foi desenvolvido um modelo BIM e as variáveis necessárias para a avaliação foram extraídas. Constatou-se que 62% dos dados puderam ser extraídos por tabelas geradas pelo Revit e que 38% dos dados precisaram ser extraídos a partir da análise das plantas e dos cortes do modelo BIM. Sugere-se o desenvolvimento de diretrizes de modelagem BIM, especificas para a avaliação da INI-C.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220: Desempenho térmico de edificações – Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.
BOLDRINI, L. C. BIM e Design da experiência do usuário na otimização de uma ferramenta para avaliação simplificada da eficiência energética da envoltória de edificações residências. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portaria Inmetro nº 42, de 24 de fevereiro de 2021. Aprova a Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C) que aperfeiçoa os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), especificando os critérios e os métodos para a classificação de edificações comerciais, de serviços e públicas quanto à sua eficiência energética. Brasília: Diário Oficial da União. 2021.
BRASIL. Instrução Normativa SLTI/MP nº 2, de 4 de junho de 2014. Dispõe sobre regras para a aquisição ou locação de máquinas e aparelhos consumidores de energia pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nos projetos e respectivas edificações públicas federais novas ou que recebam retrofit. Brasília: Diário Oficial da União. 2014.
BRASIL. Lei nº 14.133, de 1 de abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Brasília: Diário Oficial da União. 2021.
CARLO, J. C. Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação da Eficiência Energética do Envoltório de Edificações Não-residenciais. 2008. 215 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R.; LEE, G. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Designers, Engineers, Contractors and Facility Managers. 3. ed. New Jersey: Wiley, 2018.
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Balanço Energético Nacional 2021: Ano base 2020. Rio de Janeiro: EPE, 2021.
GOMES, A. F. Eficiência energética em edificações públicas do Poder Executivo Federal: oportunidades e desafios no contexto do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE – Edifica). 2017. 222 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
HARTER, H.; SINGH, M. M.; SCHNEIDER-MARIN, P.; LANG, W.; GEYER, P. Uncertainty Analysis of Life Cycle Energy Assessment in Early Stages of Design. Energy and Buildings, v. 208, 2020.
National Building Specification. 10th Annual BIM Report 2020. New Castle Upon Tyne: NBS, 2020.
OHLWEILER, L. E.; SANTOS, M. M.; SILVA, A. C. S. B.; POUEY, J. A.; FERREIRA, V. S. EXTRAÇÃO DE DADOS DE PROJETO EM BIM PARA ETIQUETAGEM DE EDIFÍCIOS. In: Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído, 11., Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 15., 2019, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANTAC, 2019.
OLIVEIRA, W. C. Eficiência Energética em Edifícios Públicos no Sul do Brasil: Aplicação do Método do RTQ-C em Obras Licitadas pelas IFES. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
PEREIRA, V. P.; SANTOS, J.; LEITE, F.; ESCÓRCIO, P. Using BIM to improve building energy efficiency – A scientometric and systematic review. Energy and Buildings, v. 250, 2021.
WEBER, F. S.; MELO, A. P.; MARINOSKI, D. L.; GUTHS, S.; LABERTS, R. Desenvolvimento de um modelo equivalente de avalição de propriedades térmicas para a elaboração de uma biblioteca de componentes construtivos brasileiros para o uso no programa EnergyPlus. Florianópolis: UFSC, 2017.