Modelagem do consumo de água em escolas públicas da cidade de Joinville-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2151

Palavras-chave:

Consumo de água, Escolas, Regressão linear múltipla, Regressão linear Bayesiana

Resumo

Diante dos problemas ambientais envolvendo o uso da água, o presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam o consumo de água nas escolas da cidade de Joinville-SC, estabelecendo modelos de previsão de consumo predial. Levando em consideração que o ambiente escolar é grande responsável pela transmissão de conhecimentos, inclusive acerca do uso racional da água, foram selecionadas para objetos de estudo desta pesquisa, vinte e seis (26) escolas públicas da rede estadual de ensino fundamental e médio. Efetivou-se um levantamento sobre a utilização da água, por meio de visitas e questionário à Direção de cada escola. Os dados coletados permitiram a caracterização das escolas e um diagnóstico preliminar do uso da água. O consumo de água nas escolas avaliadas foi obtido junto à Companhia Águas de Joinville. Uma análise descritiva acerca do indicador de consumo foi realizada, com valores variando entre 5,15 e 18,59 litros/aluno/dia. Foi feita a análise de correlação entre as variáveis e posterior modelagem do consumo de água nas escolas, usando regressão linear múltipla e regressão linear Bayesiana. Os resultados da análise de correlação revelam que quanto maior a renda média no bairro em que a escola está localizada e a razão área por aluno, maior o indicador de consumo. Por outro lado, o número de alunos apresenta correlação negativa com o indicador de consumo per capita. Na modelagem estatística, a variável independente razão área por aluno apresentou-se significativa.

Biografia do Autor

Jéssica Daiane Cunha Schutt, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville - SC - Brasil.

Andreza Kalbusch, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville - SC - Brasil.

Elisa Henning, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville - SC - Brasil.

Referências

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

SCHUTT, Jéssica Daiane Cunha; KALBUSCH, Andreza; HENNING, Elisa. Modelagem do consumo de água em escolas públicas da cidade de Joinville-SC. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2151. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2151. Acesso em: 3 dez. 2024.

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