A interface entre o BIM e os componentes curriculares do Curso de Engenharia Civil do IFPB - João Pessoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5935

Palavras-chave:

BIM, Interface, Componentes curriculares, Fluxograma

Resumo

Trata-se da análise da interface entre o Building Information Modeling (BIM) e os componentes curriculares do PPC[1] 2024 do curso de Engenharia Civil do IFPB[2] - João Pessoa, visando a sua implementação. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, combinando análise documental e estudo de caso. As disciplinas da formação específica e profissional foram avaliadas pelos docentes, enquanto as da formação básica pelos membros da Célula BIM – IFPB, quanto à permeabilidade do BIM na matriz curricular. Os relatórios de análise de cada disciplina, que subsidiaram a elaboração do fluxograma BIM, descrevem as etapas e os processos relacionados à implementação desta metodologia. Os resultados indicam a viabilidade de implantação, destacando as áreas da construção civil e da representação gráfica como as de maior potencial. O fluxograma BIM proporcionará um guia para a inserção da metodologia no currículo, auxiliando na compreensão das interfaces entre o BIM e os componentes.

 

[1] Projeto Pedagógico do Curso

[2] Instituto Federal da Paraíba

Biografia do Autor

Marcela Fernandes Sarmento, Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Engenharia Urbana e ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Professora efetiva do Instituto Federal da Paraíba (João Pessoa - PB, Brasil)

Manoel Brito de Farias Segundo, Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Efetivo do Instituto Federal da Paraíba (João Pessoa - PB, Brasil).

Mellyne Medeiros, IFPB

Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Efetiva do Instituto Federal da Paraíba (João Pessoa - PB, Brasil).

Referências

SUCCAR, B.; KASSEM, M. Macro-BIM adoption: Conceptual structures. Automation in Construction, [s.l.], v. 57, p. 64–79, 2015. ISSN: 0926-5805, Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2015.04.018. Acesso: 20 junho 2023.

BRASIL. Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modeling, Brasil, 2019. Acesso em: 21 junho 2023.

BRASIL. Decreto nº 11.888. de 22 de janeiro de 2024. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil - Estratégia BIM BR e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling - BIM BR. Acesso em: 19 junho 2024.

BRASIL. Decreto nº 10.306, de 02 de abril de 2020. Dispõe sobre a utilização do Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling -Estratégia BIM BR. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, n. 65, Seção 1, p. 5-7, Acesso em: 02 abril 2023.

RUSCHEL, R. C.; KEHL, C. Proposta de plano de implementação BIM curricular: alinhamento do ensino na graduação com demandas de inovação. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2184. Acesso em: 20 junho 2023.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Construa Brasil. {S.L;]: Ministério da Economia. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/ambiente-de-negocios/competitividade-industrial/construa-brasil. Acesso em: 20 junho de 2023.

Portal BIM acadêmico. Implementação do BIM. Disponível em https://sites.google.com/antac.org.br/portalbimacademico/plano-de-implanta%C3%A7%C3%A3o-bim. Acesso em: 10 maio 2023.

EASTMAN, C., Teicholz, P., Sacks, R., & Liston, K. (2011). BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors. John Wiley & Sons. 2018.

BÖES, J. S.; BARROS NETO, J.P.; LIMA, M. M. X. BIM maturity model for higher education institutions. Ambiente construído, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 131-150, Apr. 2021. ISSN 1678-8621. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000200518.

CHECCUCCI, É. de S.; AMORIM, A. L. de. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 6–17, 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v5i1.8634540.

BRASIL. Resolução Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior nº 02, de 24 de abril de 2019. Estabelece Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Engenharia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=112681-rces002-19&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 de outubro de 2023.

BIANCHINI, L. de Q. ;Rodrigues, B. B; Bratz, D. C.; Ceolin, L.R.; Santos, N.V.; Lübeck, A. Análise de matriz curricular e interface BIM: aplicação no curso de Engenharia Civil da UFSM. ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. 5. 1-1. 10.46421/enebim.v5i00.3429. 2023. 25 jul. 2024

LIMA, W. E. F.; MELO, L. A. P.; MELO, R. S. S. de; GIESTA, J. P. BIM no ensino de Engenharia Civil: proposta de adaptação de matriz curricular. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 11, p. e020028, 2020. DOI: 10.20396/parc.v11i0.8657369. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8657369. Acesso em: 25 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

SARMENTO, Marcela Fernandes; FARIAS SEGUNDO, Manoel Brito de; PALMEIRA MEDEIROS, Mellyne. A interface entre o BIM e os componentes curriculares do Curso de Engenharia Civil do IFPB - João Pessoa. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–14. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5935. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5935. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.