Novas tendências para cidades:
produção e consumo no ambiente construído da Pajuçara, Maceió-AL
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5961Palavras-chave:
Turismo, Ambiente construído, Maceió, Faixa litorânea, PajuçaraResumo
Nas cidades litorâneas, o crescimento da atividade turística, pode ser entendido como um fenômeno impulsionador do consumo destes espaços. A cidade de Maceió-AL, a partir da década de 1970, passou por um acelerado processo de transformações no seu espaço urbano, motivados em grande parte pelas primeiras iniciativas oficiais voltadas para o turismo. Esse trabalho objetiva compreender o papel do turismo na capital alagoana, transformando e produzindo o ambiente construído enquanto mercadoria, a partir de uma reflexão retrospectiva sobre a transformação da paisagem natural X ambiente construído na beira-mar da cidade. Para essa análise, recortamos o trecho da faixa litorânea do bairro da Pajuçara, região que concentra o maior quantitativo de hotéis e serviços. A análise retrospectiva foi realizada a partir de imagens antigas e atuais, capturadas na plataforma do Google Street View, além de um percurso pela faixa litorânea. Os resultados evidenciam significativas substituições de construções horizontais por verticais, áreas naturais substituídas por ambientes construídos destinados à lazer e consumo, inclusive o espaço público da cidade.
Referências
ALVES, Maria Elisa Moreira. Turismo e especulação imobiliária de consumo da natureza, um percurso pela faixa litorânea urbanizada da cidade de Maceió-AL. In: CILITUR, 2023, Fortaleza. Anais do IV CILITUR ? Colóquio Internacional sobre Cidades Litorâneas e Turismo, 2023.
PAIVA, Ricardo Alexandre. Turismo, produção e consumo do espaço. In: Turismo, Arquitetura e Cidade. 1. ed. São Paulo: Manole, 2016. v. 1. p 33- 53.
CRUZ, Rita de Cássia A. Política de turismo e (re)ordenamento de territórios no litoral do Nordeste do Brasil. Tese de doutorado. Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidades de São Paulo. São Paulo, 1999.
CRUZ, Rita de Cássia A. Turismo, território e o mito do desenvolvimento. In: Espaço, turismo e desenvolvimento. Revista do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília, vol. 3, n. 1, jan./jun. p. 19-26, 2000.
PAIVA, Ricardo Alexandre. A metrópole hibrida: o papel do turismo no processo de urbanização da região metropolitana de Fortaleza. Tese de doutorado. Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo das Universidades de São Paulo. São Paulo, 2011.
VARGAS, Heliana C; ARAÚJO, Cristina P. Sorria: Você está na Bahia. A urbanização e a turistificação do litoral bahiano. In Anais do XV ENANPUR (2013), v. 15 n. 1.
DUARTE, Rubens O; MANHAS, Adriana Capretz B.S. Pajuçara: da Primeira moradia a cartão-postal. A urbanização turística de Maceió e a criação de um novo olhar para a cidade. In Anais do I CILITUR (2017).
ALVES, Manoel Rodrigues. Public Spaces, Spaces of Public Domain: icons of a contemporary simulacrum?. In: Carlos Smaniotto Costa; Monika Maciulienè; Marluci Menezes; Barbara Marusic. (Org.). Co-creation of Public Open Places. Practice-Reflection-Learning. 1ed.Lisboa: CeiED - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2020, v. 1, p. 71-84.
TRIBUNA HOJE. Boulevard e Praça Rex são entregues à população no bairro da Pajuçara. 2019. Disponível em: https://tribunahoje.com/noticias/cidades/2019/08/10/73472-boulevard-e-praca-rex-sao-entregues-a-populacao-no-bairro-da-pajucara. Acesso em: 15 setembro 2023.
ALVES, Manoel Rodrigues. Transformações culturais e contradições urbanas do espaço público contemporâneo. Revista CIDADES: Grupo de Estudos Urbanos, São Paulo - Vol. 1, n. 1, 2014.
GEHL, J. Cidades para pessoas. São Paulo. Editora Perspectiva. 2013.