Análise do impacto de reformas nas condições térmicas em Habitações de Interesse Social em Maceió - AL

Autores

  • Polyanna Omena Costa Santos UFAL
  • Juliana UFAL
  • Thaisa Francis Cesar Sampaio Sarmento UFAL

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5995

Palavras-chave:

Reformas, Habitação, Conforto térmico

Resumo

A produção massificada das Habitações de Interesse Social resulta em prejuízos quanto a sua habitabilidade, deixando de atender às necessidades dos moradores, levando-os a reformá-las. O objetivo deste artigo consiste em analisar como as reformas impactam nas condições térmicas em unidades habitacionais. A abordagem metodológica baseia-se na Avaliação Pós-Ocupação, tendo como objeto de estudo o Residencial Jardim Royal, localizado em Maceió-AL. Na amostra foram analisadas quatro residências habitacionais reformadas, uma para cada orientação solar distinta. As casas reformadas em sua maioria constroem cobertas de frente para as aberturas que acabam ampliando o sombreamento das mesmas. Em contrapartida isso ocasionou em uma má ventilação natural. Diante da diversidade de transformações que podem ocorrer nas dinâmicas familiares, este trabalho concluiu é necessário a garantia da assistência técnica por meio de programas governamentais para atender a demanda da população e promover intervenções físicas nas edificações, garantindo a qualidade na Habitação de Interesse Social e consequentemente o conforto térmico dos usuários.

 

 

Biografia do Autor

Juliana, UFAL

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Dinâmica do Espaço Habitado - PPGAU/DEHA. Tem experiência em pesquisa científica relacionada com adequação ambiental de edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico de edificações, arquitetura bioclimática e eficiência energética.

Thaisa Francis Cesar Sampaio Sarmento, UFAL

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas em 2002, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa Dinâmicas do Espaço Habitado da Universidade Federal de Alagoas em 2005. Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco em 2017, com estágio de pesquisa doutoral no LEAS da Unina - Università Frederico II de Nápolis, Itália. Foi docente efetiva do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAL Campus Arapiraca de 2006 a 2013. Desde 2014 é docente efetiva da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL, Campus A. C. Simões em Maceió, lecionando nos cursos de graduação em Design, em Arquitetura e Urbanismo, e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFAL). Sua carreira tem atuações em ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. É líder do grupo de pesquisa IDEA - Interseções entre Design e Ambiente Construído da UFAL e pesquisadora da Rede DASMind-Unicamp e do CCTE ? Cin/UFPE. Realiza pesquisas em Arquitetura e Design, com ênfase em Acessibilidade, Ergonomia do Ambiente Construído, Design de Interiores, Ambientes e edificações escolares, com publicações de artigos, capítulos e livros nessas áreas de pesquisa.

Referências

SANTOS, P. O. C. Análise de reformas realizadas em unidades habitacionais do Residencial Jardim Royal, em Maceió-AL: um enfoque qualitativo sobre as alterações no projeto arquitetônico e o conforto térmico dos usuários. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.

CUNHA, R. P.; SANTOS, C. G.; ARAÚJO, F. S. Os Impactos do Programa Minha Casa Minha Vida em Maceió/AL: o caso da Vila dos Pescadores. In: Anais do XVII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ENANPUR. São Paulo: 2017.

BORTOLI, K. C. R. de. Resiliência e conforto térmico em habitações de interesse social horizontais em Uberlândia (MG): avaliação para orientação de reformas. 2023. 351 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

SIMÕES, G. M. F. Conforto e adaptação espacial e individual em conjuntos habitacionais de interesse social: Estudo em João Pessoa – PB. 2018. 190 p. Dissertação – Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. ANSI/ASHRAE Standard 55: thermal environmental conditions for human occupancy. Atlanta, 2017.

ONO, R.; ORNSTEIN, S. W.; VILLA, S. B.; FRANÇA, A. J. G. L. Avaliação Pós-Ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

SANTOS, P. O. C.; BATISTA, J. O.; SARMENTO, T. F. C. S. Reformas e percepção do ambiente térmico: estudo de caso em Maceió, AL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022, Canela. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1 - 14

DANTAS, C. M. Avaliação térmica de habitações unifamiliares do programa Minha Casa Minha Vida em Maceió - AL. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura: Dinâmica do Espaço Habitado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. Universidade Federal de Alagoas, 2015.

SILVA, L. F. A. Avaliação do desempenho térmico de habitação popular localizada em Maceió - AL. Maceió: 2020. 14 p.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

SANTOS, Polyanna Omena Costa; OLIVEIRA, Juliana Batista; SARMENTO, Thaisa Francis Cesar Sampaio. Análise do impacto de reformas nas condições térmicas em Habitações de Interesse Social em Maceió - AL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5995. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5995. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.