Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151

Palavras-chave:

Iluminação natural, Salas de aula, Efeitos não visuais da luz, Simulação computadorizada, Parâmetros arquitetônicos

Resumo

A luz natural como fonte de iluminação de um ambiente de estudos se mostra vantajosa para a saúde, a concentração e o conforto visual do usuário. A maioria dos projetos normalmente consideram os benefícios visuais e os relacionados à eficiência energética, porém, não levam em conta os efeitos não visuais da luz diretamente ligados às respostas neuroendócrinas, afetando o humor, o desempenho e o ritmo circadiano do usuário. Este estudo tem como objetivo avaliar as salas de aula do Campus Darcy Ribeiro da universidade de Brasília quanto aos efeitos visuais e não-visuais, buscando a sala com iluminação natural de melhor qualidade. A metodologia usada para avaliar as salas consistiu no mapeamento das salas de aula e simulação dos efeitos visuais e não visuais — usando os softwares ClimateStudio e ALFA, respectivamente — para então realizar um comparativo entre os cenários simulados. Como resultado, identificou-se os parâmetros arquitetônicos que apresentaram maior impacto nas simulações, sendo eles as proteções solares e a orientação.

Biografia do Autor

Lorenzo Machado Bastos, Universidade De Brasília

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília ( Brasília - DF, Brasil)

Marco Túlio Bones Soares, Universidade de Brasília

 Mestrando no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UnB, com pesquisa com ênfase em Patrimônio Arquitetônico Moderno e Eficiência Energética.

Adriana Alice Sekeff Castro, Universidade de Brasília

Mestrado concluído pelo Instituto Politécnico da Guarda em Portugal (2017) em Construções Civis (Engenharia Civil) com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018). 

Joára Cronemberger Ribeiro Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Arquitetura e Construção pela Universidad Politécnica de Madrid - UPM (2015), com estágio internacional de pesquisa na universidade alemã Bergische Universität Wuppertal (2012), com bolsas da Fundação Alban e da UPM. É docente do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, e atua também no Programa de Pós-Graduação PPG-FAU, onde é Coordenadora da linha de pesquisa Sustentabilidade, Qualidade e Eficiência do Ambiente Construído. 

Cláudia Naves David Amorim, Universidade de Brasília

Doutora em Tecnologias Energéticas e Ambientais na Università degli Studi di Roma "La Sapienza", com tese desenvolvida no Politecnico di Milano (Italia) e Bavarian Centre for Applied Energy Research -ZAE Bayern - Wuerzburg (Alemanha). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), atual coordenadora do Laboratório de Controle Ambiental e Eficiência Energética (LACAM). 

Referências

ALTOMONTE, S. et al. Ten questions concerning well-being in the built environment. Building and Environment, v. 180, 2020.

BUTERA, F. M. Da Caverna à Casa Ecológica: história do conforto e da energia. São Paulo: Nova Técnica Editorial, 2009.

KNOOP, M. et al. Daylight: What makes the difference? Lighting Research & Technology, v. 52, n. 3, p. 147715351986975, 18 ago. 2019.

BELLIA, L. et al. Assessment of melanopsin-based quantities: Comparison of selected design tools and validation against on-field measurements. Building and environment, v. 232, p. 110037–110037, 1 mar. 2023.

TREGENZA, P.; WILSON, M. Daylighting: Architecture and lighting design. [s.l: s.n.].

BERNARDI, N.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Environmental Comfort in School Buildings. Environment and Behavior, v. 38, n. 2, p. 155–172, mar. 2006.

AMIRAZAR, A. et al. A low-cost and portable device for measuring spectrum of light source as a stimulus for the human’s circadian system. Energy and Buildings, v. 252, p. 111386, 1 dez. 2021.

FERNANDES, Júlia Teixeira; AMORIM, Cláudia Naves David. Capítulo 4. Simulação, ambiente e energia no espaço construído. São Paulo: Editora UnB, 2018, p. 127-161.

ACOSTA, I. et al. Daylighting design for healthy environments: Analysis of educational spaces for optimal circadian stimulus. Solar Energy, v. 193, p. 584–596, nov. 2019.

MOHAMED, A. et al. A simulation-based framework for multi-individual circadian re-entrainment using a single light schedule. Building and environment, v. 229, 2023.

THAYER, A. Lighting for Healthy Living. Disponível em: https://www.lrc.rpi.edu/healthyliving.

CASTRO, Adriana Alice Sekeff. Relação entre Parâmetros Arquitetônicos e Efeitos Não Visuais da Iluminação Natural em Salas de Aula no Ensino Superior. Documento Projeto de Qualificação de Tese de Doutorado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Brasília; 2023.

GOMES, L.; GÓES; SILVA. Guia metodológico de análise climática e avaliação da iluminação natural com Climate Studio. LaSUS FAU eBooks, 15 dez. 2023.

BALLARINI, I. et al. Transformation of an office building into a nearly zero energy building (NZEB): Implications for thermal and visual comfort and energy performance. Energies, v. 12, n. 5, 2019.

NABIL, A.; MARDALJEVIC, J. Useful daylight illuminance: A new paradigm for assessing daylight in buildings. Lighting Research and Technology, v. 37, n. 1, p. 41–59, 2005.

IES. LM 83:23 - Approved Method: IES Spatial Daylight Autonomy (sDA) and Annual Sunlight Exposure (ASE). New York, USA: [s.n.], 2022.

CEN - EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. EN 17037: Daylight in buildings. Brussels: [s.n.].

BROWN, T. M. Melanopic illuminance defines the magnitude of human circadian light responses under a wide range of conditions. Journal of Pineal Research, v. 69, 2020.

ALFA. Disponível em: https://www.solemma.com/alfa/. Acesso em: 16 março. 2024.

CIE. CIE S 026:2018. CIE System for Metrology of Optical Radiation for IPRGC-Influenced Responses to Light. Vienna: [s.n.].

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

BASTOS, Lorenzo Machado; BONES SOARES, Marco Túlio; SEKEFF CASTRO, Adriana Alice; CRONEMBERGER RIBEIRO SILVA, Joára; NAVES DAVID AMORIM, Cláudia. Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6151. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6151. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.