Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151

Palavras-chave:

Iluminação natural, Salas de aula, Efeitos não visuais da luz, Simulação computadorizada, Parâmetros arquitetônicos

Resumo

A luz natural como fonte de iluminação de um ambiente de estudos se mostra vantajosa para a saúde, a concentração e o conforto visual do usuário. A maioria dos projetos normalmente consideram os benefícios visuais e os relacionados à eficiência energética, porém, não levam em conta os efeitos não visuais da luz diretamente ligados às respostas neuroendócrinas, afetando o humor, o desempenho e o ritmo circadiano do usuário. Este estudo tem como objetivo avaliar as salas de aula do Campus Darcy Ribeiro da universidade de Brasília quanto aos efeitos visuais e não-visuais, buscando a sala com iluminação natural de melhor qualidade. A metodologia usada para avaliar as salas consistiu no mapeamento das salas de aula e simulação dos efeitos visuais e não visuais — usando os softwares ClimateStudio e ALFA, respectivamente — para então realizar um comparativo entre os cenários simulados. Como resultado, identificou-se os parâmetros arquitetônicos que apresentaram maior impacto nas simulações, sendo eles as proteções solares e a orientação.

Biografia do Autor

Lorenzo Machado Bastos, Universidade De Brasília

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília ( Brasília - DF, Brasil)

Marco Túlio Bones Soares, Universidade de Brasília

 Mestrando no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UnB, com pesquisa com ênfase em Patrimônio Arquitetônico Moderno e Eficiência Energética.

Adriana Alice Sekeff Castro, Universidade de Brasília

Mestrado concluído pelo Instituto Politécnico da Guarda em Portugal (2017) em Construções Civis (Engenharia Civil) com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018). 

Joára Cronemberger Ribeiro Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Arquitetura e Construção pela Universidad Politécnica de Madrid - UPM (2015), com estágio internacional de pesquisa na universidade alemã Bergische Universität Wuppertal (2012), com bolsas da Fundação Alban e da UPM. É docente do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, e atua também no Programa de Pós-Graduação PPG-FAU, onde é Coordenadora da linha de pesquisa Sustentabilidade, Qualidade e Eficiência do Ambiente Construído. 

Cláudia Naves David Amorim, Universidade de Brasília

Doutora em Tecnologias Energéticas e Ambientais na Università degli Studi di Roma "La Sapienza", com tese desenvolvida no Politecnico di Milano (Italia) e Bavarian Centre for Applied Energy Research -ZAE Bayern - Wuerzburg (Alemanha). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), atual coordenadora do Laboratório de Controle Ambiental e Eficiência Energética (LACAM). 

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

BASTOS, Lorenzo Machado; BONES SOARES, Marco Túlio; SEKEFF CASTRO, Adriana Alice; CRONEMBERGER RIBEIRO SILVA, Joára; NAVES DAVID AMORIM, Cláudia. Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6151. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6151. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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