GREEN BIM no ensino de graduação de arquitetura e engenharias: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6207Palavras-chave:
Green BIM, Ensino, BIM, SustentabilidadeResumo
A metodologia BIM aliada à sustentabilidade é denominada Green BIM. Este fenômeno surge para otimizar recursos, reduzir a poluição, promover a sustentabilidade e melhorar a saúde humana. Tendo como base as novas funções do arquiteto mediante o uso do BIM frente a demanda de edificações com soluções sustentáveis, é evidente que a formação do futuro profissional precisa acompanhar essa transformação, considerando que deve haver uma relação entre o que se ensina nas escolas de arquitetura e engenharias e a prática profissional. O objetivo deste artigo é identificar, categorizar e analisar publicações científicas relacionadas ao Green BIM com aplicação no ensino, através da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). O estudo retornou 73 trabalhos no total, e, após a triagem, foram identificados 13 trabalhos com foco no Green BIM e o ensino. As pesquisas foram analisadas e divididas entre métodos de ensino Green BIM, experimentações, estudo de casos e revisão da literatura, propondo direcionamentos no campo de estudo para futuras pesquisas. Assim, este trabalho pretende contribuir para a estruturação do conhecimento e como guia para pesquisadores e profissionais do ensino na arquitetura e engenharias.
Referências
BRASIL. (2020). Decreto n. 10306, de 02 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Diário Oficial da União. Brasília, DF. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.306-de-2-de-abril-de-2020-251068946.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F.O.R. Eficiência energética na arquitetura. 3ªed. SãoPaulo: Editora Eletrobras/Procel, 2014.
ARROS, N. N; RUSCHEL, R. C; BIM no contexto sustentabilidade. Aplicações contemporâneas de sustentabilidade em diferentes contextos / Organizadores Tassiane Boreli Pinato... [et al.]. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2024. 228 p. ISBN 978-65-86452-92-1
BARISON, M. B. Introdução de Modelagem da Informação da Construção (BIM) no currículo: uma contribuição para a formação do projetista. 2015. Tese (Doutorado em Construção Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 2015.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 23, p. 183-184, 2014. Disponível em:<http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167949742014000100018. Acesso em: 20 fev. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018.
V. CARDOSO, I. TREVISAN, D. A. Cicolella, and R. Waterkemper, “Revisão sistemática de métodos mistos: método de pesquisa para a incorporação de evidências na enfermagem,” Texto & Contexto Enfermagem, vol. 28, pp. 1-12, April 2019. doi: 10.1590/1980-265X-TCE-2017-0279
KIM, J. Effectiveness of green-BIM teaching method in construction education curriculum. En 2014 ASEE Annual Conference & Exposition. 2014. p. 24.459. 1-24.459. 11.
Zakharova, G. B.; Krivonogov, A. I.; Kruglikov, S. V.; Petunin, A. A. Energy-efficient technologies in the educational programs of the architectural higher education schools. Acta Polytechnica Hungarica Vol. 17, No. 8, 2020
LEON, I., SAGARNA, M., MORA, F.; OTADUY, J. P. BIM application for sustainable teaching environment and solutions in the context of COVID-19. Sustainability, 2021, vol. 13, no 9, p. 4746. DOI: https://doi.org/10.3390/su13094746
SHEN, Z.; JENSEN, W. G.; FISCHER, B. A.; WENTZ, T. G. Using BIM to teach design and construction of sustainable buildings. En 2012 ASEE Annual Conference & Exposition. 2012. p. 25.1420. 1-25.1420. 11.
ZHANG, J; SCHMIDT, K; LI, H. BIM and sustainability education: Incorporating instructional needs into curriculum planning in CEM programs accredited by ACCE. Sustainability, 2016, vol. 8, no 6, p. 525. DOI: https://doi.org/10.3390/su8060525
LIU, Q; WANG, Z. Green BIM-based study on the green performance of university buildings in northern China. Energy, sustainability and society, 2022, vol. 12, no 1, p. 12.
BENNER, J; MCARTHUR, J. J. Data-driven design as a vehicle for BIM and sustainability education. Buildings, 2019, vol. 9, no 5, p. 103. DOI: https://doi.org/10.3390/buildings9050103
SANCHEZ-LITE, A.; ZULUETA, P.; SAMPAIO, A.Z.; GONZALEZ-GAYA, C. Bim for the realization of sustainable digital models in a university-business collaborative learning environment: Assessment of use and students’ perception. Buildings, 2022, vol. 12, no 7, p. 971. DOI: https://doi.org/10.3390/buildings12070971
SCHÜTZENHOFER, S; NIC, M; KOVACIC, I. Design optimisation via BIM supported material passports. In: Anthropologic: Architecture and Fabrication in the cognitive age–Proceedings of the 38th eCAADe Conference. 2020. p. 289-296.
SVENNEVIG, P. R; HJELSETH, E. Experiences from implementation of sustainability in a civil engineering course at the University of Agder. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND PRODUCT DESIGN EDUCATION., 2017, OSLO AND AKERSHUS UNIVERSITY COLLEGE OF APPLIED SCIENCES, NORWAY.
LI, N.; JIANG, P.; LI, C.; WANG, W. College teaching innovation from the perspective of sustainable development: the construction and twelve-year practice of the 2p3e4r system. Sustainability, 2022, vol. 14, no 12, p. 7130. DOI: https://doi.org/10.3390/su14127130
MILIC, R. J; MCPHERSON, P.; MCCONCHIE, G.; REUTLINGER, T.; SINGH, S. Architectural history and sustainable architectural heritage education: Digitalisation of heritage in New Zealand. Sustainability, 2022, vol. 14, no 24, p. 16432.
SOUZA, M. A. de; BORGES, T. S. G.; RIBEIRO, R. de A.; ÁVILA, P. V. M. Leite de.; CHECCUCCI, Érica de S. Revisão sistemática de literatura: o uso de BIM no ensino de conforto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI:10.46421/sbtic. v4i00.2613.