Fatores que determinam o posicionamento estratégico para empresas de construção no contexto da Construção 4.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6273

Palavras-chave:

Construção 4.0. Indústria 4.0. Estratégico. Planejamento. Posicionamento.

Resumo

A digitalização e industrialização dos processos vinculados à Construção 4.0 possibilitam benefícios, como o aumento da produtividade e eficiência no setor da construção. Além disso, o sucesso das empresas de construção está relacionado às suas estratégias para agregar maior valor ao mercado. Embora os estudos na literatura descrevam as características da Construção 4.0, pouco se sabe sobre os aspectos relacionados à competição estratégica das empresas nesse novo paradigma de transformação da indústria. Portanto, busca-se caracterizar os fatores que determinam o posicionamento estratégico das empresas de construção no contexto da Construção 4.0. Para tanto, foram analisados e categorizados conceitos relacionados à Construção 4.0 a partir da literatura acadêmica e do mercado. Com isso, viu-se que esses fatores estão relacionados a aspectos internos da empresa, como recursos, capacidades, estrutura organizacional e estratégias corporativas, bem como a aspectos externos, como a análise da dinâmica da indústria e o acompanhamento de legislações e regulamentações. Esses fatores refletem as características do mercado que ativam as capacidades internas da Construção 4.0 e permitem a definição do posicionamento estratégico das empresas envolvidas nesse tipo de construção. Como contribuição, este estudo avança na descrição dessas características e fatores relacionados ao posicionamento estratégico das empresas vinculadas à Construção 4.0.

Biografia do Autor

Joana Zimmermann, Araxá Engenharia

Especialização em Pesquisas e Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

Coordenadora de projetos na empresa Araxá Engenharia (São Paulo - SP, Brasil).

Ricardo Juan José Oviedo Haito, UFSC

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, USP (São Paulo - SP, Brasil).

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (Santa Catarina, Brasil).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

ZIMMERMANN, Joana; OVIEDO HAITO, Ricardo Juan José. Fatores que determinam o posicionamento estratégico para empresas de construção no contexto da Construção 4.0. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6273. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6273. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção

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