Fachadas responsivas de edificações em altura: Uma análise do desempenho ambiental e energético dos componentes da envoltória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6284

Palavras-chave:

Edifício Alto, Sistemas construtivos de fachadas, Fachadas responsivas, Edifício sustentável, Componentes de fachadas

Resumo

A presente pesquisa de iniciação científica objetivou demonstrar a importância do projeto de detalhamento dos componentes integrantes das fachadas dos edifícios em altura que visam alcançar o conforto térmico ambiental e a eficiência energética. Observa-se que estratégias que buscam o alto desempenho do edifício podem ser potencializadas através desse elemento dada a sua relevância na interferência no interior das construções e seu papel de mediação entre o ambiente externo e o interno do empreendimento. A metodologia da pesquisa consistiu na seleção e análise da envoltória de edifícios altos que fossem responsivas e que utilizassem componentes projetados para diminuir o uso de sistemas ativos nos ambientes internos. Foi realizada uma análise e uma tabulação dos dados encontrados. Como resultado da pesquisa, foi criado um site com dados dos projetos desses edifícios para fins de consulta e aprendizado tanto pelos estudantes de arquitetura como pelos profissionais de mercado.

Biografia do Autor

Amanda Feitosa de Melo, Universidade de Brasília

Cursando Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (FAU/UnB) (Brasília - DF, Brasil)

Erica Mitie Umakoshi Kuniochi, Universidade de Brasília

Doutorado(2014) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - UNB. (Brasília - DF, Brasil)

Referências

UMAKOSHI, Erika. Uma Visão Crítica do Edifício Alto sob a Ótica da Sustentabilidade. Dissertação (Mestrado.em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo, 2008.

SANTIAGO, Pedro. Fachadas Inteligentes e Bioclimática - Metáfora organica. Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia 4. Porto. ISSN 1646-0499.4, 38-47, 2007.

MACIEL, Cristina Hinckel; WARMLING, Ana Clara Dal Bosco. Fachada ventilada: um comparativo sobre seu desempenho perante o sistema convencional de construção de fachadas. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) Universidade do Sul de Santa Catarina, 2019.

NEARY, Jonh; GLASSMAN, Elliot. Place-Based Sustainability, Research and design extending Pathways for ecological stewardship. Chapter 7: The new localism in design: considering climate, codes and context in façades design strategies for achieving a net-zero commercial building in New York City. Cambridge Scholars Publishing, 2023.p.160- 189.

NBF Osaki Building. Disponível em: https://www.nikken.co.jp/en/projects/office/nbf_osaki_building.html. Acesso em: 02 fevereiro de 2023.

Torre Reforma. Disponível em: https://www.lbrarquitectos.com/portfolio/torre-reforma/ Acesso em: 15 de janeiro de 2023.

Componysis. Dispovível em: https://componysis.wordpress.com/. Acesso em: 27 de maio de 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

FEITOSA DE MELO, Amanda; UMAKOSHI KUNIOCHI, Erica Mitie. Fachadas responsivas de edificações em altura: Uma análise do desempenho ambiental e energético dos componentes da envoltória . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6284. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6284. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos Semelhantes

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.