O desempenho térmico de estratégias bioclimáticas de sombreamento em fachadas de clima semiárido:

Estudo de caso em Piripiri-PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6286

Palavras-chave:

Arquitetura bioclimática, Desempenho térmico, Estratégias passivas, Clima quente e seco, Sombreamento

Resumo

O estudo realizado em Piripiri-PI investigou as estratégias bioclimáticas aplicáveis em edificações de clima semiárido, com foco em um edifício de saúde. O objetivo foi identificar como essas estratégias de sombreamento influenciam no desempenho térmico do ambiente. A justificativa se baseia na importância de adaptar projetos arquitetônicos ao clima local para melhorar o conforto dos usuários e reduzir custos operacionais. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, com coleta de dados in loco por meio de medições ambientais. Os dados de temperatura e umidade são comparados para avaliar a eficácia do sombreamento e troca de ar. Estratégias como sombreamento vegetativo nas fachadas leste e sul são destacadas por sua influência na humanização do ambiente e redução da temperatura interna. Observou-se uma diferença de até 3°C na temperatura interna com ventilação seletiva e esquadrias superdimensionadas. O estudo de caso mostra que o sombreamento vegetativo mais significativo resulta em uma redução de 1°C na temperatura interna.

Biografia do Autor

Ricardo Victor Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, área de estudo Projeto Arquitetônico e Tecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Atua como pesquisador e vice-líder do Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana (GATU), da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em projetos e pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, atuando nos seguintes temas: Clima Urbano, Conforto Ambiental, Adequação Ambiental e Projeto de Arquitetura.

Referências

SANCHO, Thaís Aurora Vilela; TEIXEIRA, Éderson Oliveira. Estratégias bioclimáticas que influenciam no conforto térmico: os hospitais Sarah Brasília e Sarah Lago Norte. 2021. Arquitetura e Urbanismo: Patrimonio, Sustentabilidade e tecnologia 3. Org. Jeanine Mafra Migliorini.

ROMERO, MAB. Arquitetura bioclimática do espaço público. 4ª reimpressão. Brasília: Editora Unb, 2015. LUCAS, Christine P. Análise bioclimática de conjunto arquitetônico moderno de valor cultural: a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. 2017. 178 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando OR. Eficiência Energética na Arquitetura. 2014. 3ª Edição. São Paulo: PW.

ROMERO, M. A., Frederico, C., & Teixeira, S. E. O. (2015). Reabilitação ambiental sustentável arquitetônica e urbanística.

ROMERO, M. A.; SALES, G. L. Tecnologia e sustentabilidade para a humanização dos edifícios de saúde: registro do curso de capacitação em arquitetura e engenharia, aplicado à área da saúde, hemoterapia e hematologia. Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações –Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e estratégias de condicionamento térmico passivo para habitações de interesse social. Rio de Janeiro, 2005b

LABEEE. Laboratório de Eficiência Energética em Edificações. Arquivos Climáticos. 2023. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/downloads/arquivos-climaticos. Acesso em: 23 outubro 2023.

MILNE, M. Climate Consultant. Disponível em: http://www.energy-designtools.aud.ucla.edu/. Acesso em: 10 nov. 2023

Society of Building Science Educators (SBSE). (n.d.). Climate Consultant. Retrieved from https://www.sbse.org/resources/climate-consultant.

Ministério de Minas e Energia (MME). (n.d.). Analysis Sol-Ar. Retrieved from http://www.mme.gov.br/projeteee/implementacao/analysis-sol-ar/

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

LIMA VIEIRA, Mariana; BARBOSA, Ricardo Victor Rodrigues. O desempenho térmico de estratégias bioclimáticas de sombreamento em fachadas de clima semiárido: : Estudo de caso em Piripiri-PI. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6286. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6286. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.