Realidade Virtual e Aumentada em Análises de Pós-Ocupação

Revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6289

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Avaliação Pós Ocupação, Qualidade Ambiental, Gamificação

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa “Desenvolvimento de interface de realidade virtual e aumentada para avaliação pós-ocupação da qualidade ambiental em edifícios de apartamentos” e objetiva definir o estado da arte dos estudos da relação entre Avaliação Pós-Ocupação, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Diante disso, busca-se identificar possíveis meios de aplicação de tecnologias virtuais em questionários de satisfação e comportamento de moradores, bem como identificar lacunas de trabalhos científicos nessa área. Para realização do levantamento bibliográfico, utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória em bases de dados confiáveis, seguida da seleção de artigos de maior pertinência, os quais foram estudados de forma aprofundada. Os resultados revelam uma quantidade baixa de estudos relacionando esses temas, o que fundamenta a investigação da aplicação das tecnologias de Realidade Virtual (RV) e de Realidade Aumentada (RA) em Avaliação de Pós-Ocupação (APO) e avaliações de Qualidade Ambiental. Ao fim do artigo, indica-se benefícios do uso dessas tecnologias na área de Arquitetura, Engenharia e Construção, além de direcionamentos para futuras pesquisas e delineamentos iniciais dos artefatos a serem desenvolvidos pela pesquisa.

Biografia do Autor

Henrique Vitorino Souza Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Brasília. Professor Visitante na
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia - MG, Brasil).

Simone Barbosa Villa, universidade federal de uberlândia

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professora Associada na Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia - MG, Brasil).

Leandra Nunes Cardoso Ribeiro, universidade federal de uberlândia

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia - MG, Brasil).

Luis Henrique Borges de Melo, universidade federal de uberlândia

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia - MG, Brasil).

Referências

VILLA, S. B.; ORNSTEIN, S. W. (Org.) Qualidade ambiental na habitação: avaliação pós-ocupação. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

BORJA, P.C. Avaliação da qualidade ambiental urbana: uma contribuição metodológica. 1997. Tese (Mestrado)–Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFBA, Salvador,1997.

DE LIMA GUIMARÃES, S. T. Nas trilhas da qualidade: algumas ideias, visões e conceitos sobre qualidade ambiental e de vida. Geosul, v. 20, n. 40, p. 7-26, 2005.

FIALHO, A. B. Realidade Virtual e Aumentada: Tecnologias para aplicações profissionais. São Paulo: Érica, 2018.

CARDOSO, A. et al. Conceitos de Realidade Virtual e Aumentada. In: ______(Ed.) Tecnologias para o Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada. Recife: UFPE, 2007. p. 1-15.

VILLA, S. B.; GARCIA, G. M.; BURIGO, R.; SARAMAGO, R. de C. P. Inovações tecnológicas no processo de APO da qualidade habitacional: uma breve revisão da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., 2023. Anais […]. [S. l.], 2023. DOI: 10.46421/sbqp.v8i.3970.

VILLA, S. B.; BURIGO, R.; SARAMAGO, R. de C. P. Uma breve revisão da literatura integrada sobre avaliação pós-ocupação e qualidade ambiental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., 2023. Anais […]. [S. l.], 2023. DOI: 10.46421/sbqp.v8i.3984.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; JÚNIOR, José A. V A. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788582605530. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605530/. Acesso em: 31 mai. 2024.

ONO, R., ORNSTEIN, S. W., VILLA, S. B., FRANÇA, A. J. G. L. (Org.) Avaliação Pós-Ocupação (APO) na Arquitetura, no Urbanismo e no Design: da Teoria à Pratica. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

VILLA, S. B. Morar em Apartamentos: a produção dos espaços privados e semi-privados nos apartamentos ofertados pelo mercado imobiliário no século XXI - São Paulo e Ribeirão Preto, Critérios para Avaliação Pós-Ocupação. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, 2008.

VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

STEVENSON, F.; BABORSKA-NAROZNY, M. Housing performance evaluation: challenges for international knowledge exchange. Building Research & Information, v. 46, n. 5, p. 501-512, 2018.

KIRNER, C. AND SISCOUTTO, R. 2007. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto E Aplicações. Porto Alegre: Editora SBC.

AZUMA, R. T. A Survey of Augmented Reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments. Columbus, v. 6, n. 4, p. 355-385, Aug. 1997.

TORI, R.; HOUNSELL, M. S da. Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.

HÖHL, W. Interactive Environments With Open-Source-Software: 3D walkthroughs and augmented reality for architects with blender 2.43, DART 3.0 and ARToolKit 2.72. Vienna: Springer Wien New York, 2009.

KIRNER, C.; KIRNER T. G.; CALONEGO JUNIOR, N.; BUK, C. V. Uso de Realidade Aumentada em Ambientes Virtuais de Visualização de Dados. In: SYMPOSIUM ON VIRTUAL REALITY, 7., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo. 2004.

WANG, X., KIM, M. J., LOVE, P. E.D., KANG, S. Augmented Reality in Built Environment: classification and implications for the future research. Automation in Construction, v. 32, p. 1-13, 2013.

PEREIRA, V. A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico: um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Florianópolis, 2018.

PINHEIRO, P.S.J.; ORNSTEIN, S.W.; SHIMOMURA, A.R.P. Adaptação de questionários de Avaliação Pós-Ocupação para avaliação de ambientes virtuais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019, Campinas, SP. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019.

LYU, K.; GLOBA, A.; BRAMBILLA, A.; DEAR de R. An immersive multisensory virtual reality approach to the study of human-built environment interactions: Technical workflows. School of Architecture, Design and Planning, The University of Sydney. Australia, 2023.

RUSCHEL, R.; FREITAS, M. R. de. Augmented Reality Applied to Building Assessment with Building Information Model Visualization. Department of Architecture and Construction, State University of Campinas. Campinas, Brazil, 2014.

YAN, M.; TAMKE, M. Augmented Reality for Experience-centered Spatial Design: A quantitative assessment method for architectural space. In V. Stojakovic, & B. Tepavcevic (Eds.), Towards a new, configurable architecture: Proceedings of the 39th eCAADe Conference - Volume 1, University of Novi Sad, Novi Sad, Serbia, p. 173-180, 8-10 set. 2021.

NIU, S.; PAN, W.; ZHAO, Y. A Virtual Reality Supported Approach to Occupancy Engagement in Building Energy Design for Closing the Energy Performance Gap. The Department of Civil Engineering, the University of Hong Kong. Hong Kong, 2015.

AGUIAR, B.; MELO, R.; NASCIMENTO E.; SÁ, C.; CARDOSO, D.; LIMA, M. Extended Realities and New Digital Approaches in Architecture Education: Model for Integration in the Design Process. SIGraDi 2023. Accelerated Landscapes.

TRINDADE, V.N.; FERREIRA, A.; PEREIRA, M. J.; OLIVEIRA, S. Extended reality in AEC. Automation in Construction, v. 154. Lisboa, 2023.

POTSELUYKO, L.; RAHIMIAN, P. F.; DAWOOD, N.; HAJIRASOULI, A. Game-like interactive environment using BIM-based virtual reality for the timber frame self-build housing sector. Automation in Construction, v. 142. UK, Australia, 2022.

MARCIAL, D. E.; DY. J. M.; MONTEMAYOR, J. O. Gamifying “Whole-Person Education”: the development of a mobile application with augmented reality. Information Technologies and Learning Tools, Vol 91, N° 5, 2022.

ALAMIRAH, H.; SCHWEIKER, M.; AZAR, E. Immersive virtual environments for occupant comfort and adaptive behavior research – A comprehensive review of tools and applications. Building and Environment, Volume 207, Part A. January 2022.

KHARVARI, F.; KAISER, L. E. Impact of extended reality on architectural education and the design process. Automation in construction, v. 141, 2022.

CUPERSCHMID, A.R.M; FREITAS, M. R. de. Possibilidades de uso de Realidade Aumentada Móvel para AEC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3.; ENCONTRO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2013. p. 1-12.

MOLONEY, J.; GLOBA, A.; WANG, R.; KHOO, K. C. Pre-Occupancy Evaluation Tools (P-OET) for early feasibility design stages using virtual and augmented reality technology. P. Rajagopalan and M.M Andamon (eds.), Engaging Architectural Science: Meeting the Challenges of Higher Density: 52nd International Conference of the Architectural Science Association 2018, pp.717–725.The Architectural Science Association and RMIT University, Australia, 2018.

CHEIRAN, J. F. P.; BANDEIRA, D. R.; PIMENTA, M. S. (2021). Proposta de questionário padronizado para avaliação de Experiência de Usuário em Realidade Virtual imersiva. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), [S.l.], p. 183-191, out. 2022. ISSN 0000-0000.

PINHEIRO, P. Realidade Virtual como ferramenta de avaliação de projeto de Arquitetura: uma experiência museológica. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Área de concentração: Tecnologia da Arquitetura. São Paulo, 2020.

KUMAR, G. A.; PATIL, A. K.; KANG, T. W.; CHAI, Y.H. Sensor Fusion Based Pipeline Inspection for the Augmented Reality System. Symmetry, v. 11, issue 10, 2019.

SCOLERE, L.; MALININ, L. The Building That Teaches: Exploring Augmented Reality Affordances in Academic Incubators. Journal of Interior Design, v.48, 2022.

KHAN, T.; JOHNSTON, K. OPHOFF, J. The Impact of an Augmented Reality Application on Learning Motivation of Students. Advances in Human-Computer Interaction, v. 2019(2), 2019.

ZHANG, Y.; LIU, H.; ZHAO, M.; AL-HUSSEIN, M. User-Centered Interior Finishing Material Selection: An Immersive Virtual Reality-based Interactive Approach. Automation in Construction, v.106, 2016.

FREITAS, M. R. de; RUSCHEL, R. C. Validação de aplicativo comercial visando à incorporação da realidade aumentada a um modelo de avaliação pós-ocupação. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 97-112, abr./jun. 2015.

PREISER, W. F. E.; RABINOWITZ, H. Z.; WHITE, E. T. Post-Occupancy Evaluation. New York: Van Nostrand Reinhold, 1988.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

ALVES, Henrique Vitorino Souza; VILLA, Simone Barbosa; RIBEIRO, Leandra Nunes Cardoso; MELO, Luis Henrique Borges de. Realidade Virtual e Aumentada em Análises de Pós-Ocupação: Revisão de literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–15. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6289. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6289. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.