Ambiente escolar tradicional versus ambiente escolar Montessori
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6369Palavras-chave:
Ambiente escolar., Escola tradicional., Escola montessoriana.Resumo
A escola desempenha um papel importante na socialização e no processo de construção do
conhecimento dos alunos, influenciando não apenas suas relações interpessoais, mas
também sua interação com o ambiente físico. O objetivo deste trabalho foi realizar uma
análise comparativa entre os ambientes escolares tradicionais versus montessorianos,
buscando identificar suas diferenças, os desafios enfrentados e as potenciais contribuições de
cada modelo para o desenvolvimento educacional. Foi realizada uma revisão bibliográfica de
caráter exploratório, seguida de análise de projetos de escolas que adotam pedagogias
tradicionais e montessorianas. Como resultado, os ambientes escolares tradicionais seguem
uma estrutura hierárquica rígida, enfatizando a transmissão de conhecimento por meio de
aulas expositivas e avaliações padronizadas. Por outro lado, os ambientes montessorianos
favorecem abordagens interativas e colaborativas, promovendo a aprendizagem ativa,
resolução de problemas e criatividade. Este estudo apresenta os pontos fortes e limitações de
cada proposta, objetivando orientar transformações nos ambientes escolares, tornando-os
mais alinhados às necessidades da sociedade contemporânea.
Referências
AZEVEDO, G. A. N. Arquitetura escolar e educação: um modelo conceitual de
abordagem interacionista. Tese de Doutorado. Programa: Engenharia da Produção.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.
KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São
Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LIMA, S. W. M. Arquitetura e educação. [s. l.]: Studio Nobel, 1995.
ORNSTEIN, Sheila & ROMÉRO, Marcelo. Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente
Construído. São Paulo: Studio Nobel: FAU/USP,1992.
SARMENTO, T. S., GOMES, A.S. Design de Ambiente Escolar para Aprendizagem
Criativa. Pipa Comunicação, 2021.
SANOFF, Henry. School Design. New York: Van Nostrand Reinhold, 1994.
TAYLOR, A. P. Linking Architecture and Education: sustainable design for learning
environments. New Mexico: University of New Mexico Press, 2009.
PEARLMAN, B. Designing New Learning Environments to Support 21st Century Skills. In:
BELLANCA, J. A. 21st Century Skills: Rethinking How Students Learn. [s.l.] Solution Tree
Press, 2011.