ENSINO DE ENGENHARIA E QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE: OS PROJETOS PEDAGÓGICOS ESTÃO PREPARADOS PARA ESSA CONVERSA?
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.730Palavras-chave:
Gênero, Diversidade, Educação, Projeto PedagógicoResumo
Esse trabalho buscou investigar se os projetos pedagógicos, dos cursos de Engenharia Civil, ofertados por instituições públicas do Estado do Pará, abordavam em suas disciplinas obrigatórias questões relacionadas a gênero e diversidade, como também, se indicavam em seus textos, outras possibilidades para que a temática fosse abordada na formação dos discentes. Considerando que, para uma visão humanística seja desenvolvida no egresso, é necessário que seja oportunizado de maneira formal no curso possibilidades de formação dos organizadores prévios, ou seja, que lhes seja mediado no processo de ensino-aprendizagem possibilidades de desenvolver tais atitudes e compreensões sobre temas que atravessam a atuação profissional, seja por exemplo, na gestão de pessoas, seja na gestão de projetos, considerando pessoas e cidades plurais, com interações com políticas inclusivas. As próprias Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia dão indicativo da demanda por considerar o usuário perante suas necessidades e contexto. Adotou-se na análise documental os termos de busca “gênero”, “diversidade”, “LGBT+” e “mulheres”, analisando o contexto do uso desses termos no projeto pedagógico. Dos cursos analisados, apenas o ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará os termos de busca estavam presentes, com exceção da LGBT+ ou variantes dessa sigla, demonstrando que aprimoramentos são necessários.
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