O IMPACTO DA OPERAÇÃO DE JANELAS NO DESEMPENHO TÉRMICO DE EDIFICAÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.744Palavras-chave:
Ventilação natural, Operação de janelas, Desempenho térmico, Simulação computacional, Edificação escolarResumo
O comportamento do usuário tem impacto no consumo de energia durante a fase de operação da edificação e pode influenciar também no seu conforto térmico como, por exemplo, através da operação de janelas. Além das temperaturas externa e interna, a rotina e os hábitos dos usuários são fatores que influenciam na operação de janelas em edificações. Entretanto, a representação do comportamento do usuário em uma simulação computacional a fim de prever o desempenho termoenergético de uma edificação é ainda um desafio, pois as informações disponíveis são escassas. O objetivo deste trabalho é analisar cenários de operação de janela e o seu impacto no desempenho térmico de salas de aula de edificações escolares. Uma edificação escolar padrão foi selecionada para o estudo. Quatro cenários de operação de janelas foram definidos com base em resultados de estudos anteriores e simulados no software EnergyPlus. Os resultados das simulações foram comparados por meio das variáveis temperatura operativa, graus-hora de aquecimento e resfriamento e percentual de horas ocupadas em conforto. A operação de janelas demonstrou ter impacto no conforto térmico dos usuários da edificação escolar: a variação de graus-hora total chegou a 38% na comparação entre o melhor e o pior cenários analisados.
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