AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO LUMÍNICO DE SALA DE AULA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E MEDIÇÃO IN LOCO

Autores

  • Sabrine Golinhaki UTFPR - Pato Branco
  • Mariana Perardt UTFPR - Pato Branco
  • Priscila Ongaratto Trentin UFPR
  • José Ilo Pereira Filho UTFPR - Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.754

Palavras-chave:

Conforto lumínico, Medidas in loco, Iluminação

Resumo

A iluminação natural é um recurso renovável e gratuito e, quando priorizada, propicia maiores produtividade e bem-estar do usuário. Dessa forma, uma correta avaliação do desempenho lumínico de um ambiente deve ser feita não somente por métodos quantitativos, mas também pela resposta sensorial do indivíduo que o utiliza. Como estudos indicam que a falta ou o excesso de iluminação pode interferir no aprendizado, o presente estudo procura avaliar o desempenho lumínico de uma sala de aula da UTFPR campus Pato Branco e buscar propostas de intervenção para oferecer um ambiente com conforto lumínico adequado. A avaliação foi feita utilizando as normas ABNT NBR 8995-1:2013 e 15215-4:2005 e através de entrevista aos usuários. Os resultados obtidos através do questionário se mostraram coerentes com os provenientes de medições in loco, o que torna o questionário uma ferramenta satisfatória para avaliação da qualidade da iluminação natural. Propostas de intervenção foram desenvolvidas a partir dos resultados obtidos.

Referências

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

GOLINHAKI, Sabrine; PERARDT, Mariana; TRENTIN, Priscila Ongaratto; PEREIRA FILHO, José Ilo. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO LUMÍNICO DE SALA DE AULA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E MEDIÇÃO IN LOCO. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.754. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/754. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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