ENTENDENDO O DESEMPENHO ENERGÉTICO DE ESCOLAS POR MEIO DA ANÁLISE DAS FATURAS DE ENERGIA: ESTUDO DE CASO EM EDIFICAÇÕES DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Matheus S. Geraldi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mateus V. Bavaresco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enedir Ghisi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.835

Palavras-chave:

benchmarking, desempenho energético, escolas

Resumo

Avaliar o desempenho energético operacional é importante para conhecer o uso de energia nas edificações e proporcionar estratégias de eficiência energética baseadas na realidade. Este artigo apresenta uma análise do desempenho energético de um estoque de escolas com base nas faturas de energia, área construída e ocupação. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, e as análises foram divididas em escolas com fornecimento de energia em baixa tensão e alta tensão. As escolas em baixa tensão foram analisadas com base nos indicadores de intensidade de uso de energia em função da área construída e número de alunos (kWh/m².ano e kWh/aluno.ano). Com base nos quartis do estoque, foram determinados os desempenhos típicos, máximos e mínimos. Nas escolas em alta tensão, analisou-se a diferença entre demanda contratada e medida, consumo na ponta e fora da ponta, e relacionou-se o consumo com as informações de área construída e número de alunos. Além disso, percebeu-se que um ajuste na contratação de demanda pode proporcionar economia financeira significativa nas escolas em alta tensão. Por fim, concluiu-se que há a necessidade de um método que considere aspectos subjetivos na avaliação comparativa de desempenho energético de escolas

Referências

BURMAN, Esfand; KIMPIAN, Judit; MUMOVIC, Dejan. Building Schools for the Future: Lessons Learned From Performance Evaluations of Five Secondary Schools and Academies in England. Frontiers in Built Environment, v. 4, p. 1–16, 2018.

CHUNG, William. Review of building energy-use performance benchmarking methodologies.

Applied Energy, v. 88, n. 5, p. 1470–1479, 2011.

PEREIRA, Luísa et al. Energy consumption in schools - A review paper. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 40, p. 911–922, 2014.

GERALDI, Matheus Soares; BAVARESCO, Mateus Vinicius; GHISI, Enedir. Bayesian Network for Predicting Energy Consumption in Schools in Florianópolis – Brazil. BS 2019, p. 4188–4195, 2019.

GERALDI, Matheus Soares; GHISI, Enedir. Building-level and stock-level in contrast: A literature review of the energy performance of buildings during the operational stage. Energy & Buildings, v. 211, p. 109810, 2020a.

GERALDI, Matheus Soares. GHISI, Enedir. Mapping the energy usage in Brazilian public Schools. Energy and Buildings. 2020b.

KIM, Tae Woo et al. The study on the Energy Consumption of middle school facilities in Daegu, Korea. Energy Reports, v. 5, p. 993–1000, 2019.

LIANG, Jing; QIU, Yueming; HU, Ming. Mind the energy performance gap: Evidence from green commercial buildings. Resources, Conservation and Recycling, v. 141, p. 364–377, 2019.

LOURENÇO, Patrícia; PINHEIRO, Manuel Duarte; HEITOR, Teresa. From indicators to strategies: Key Performance Strategies for sustainable energy use in Portuguese school buildings. Energy and Buildings, v. 85, p. 212–224, 2014.

MARRONE, Paola; GORI, Paola. Energy Benchmarking in Educational Buildings through Cluster Analysis of Energy Retrofitting. Energies, v. c, p. 1–20, 2018.

GIUDICE, G. et al. Analysis of energy performance of school building stock in Rome. WIT Transactions on Ecology and the Environment, v. 179, p. 121–129, 2013.

SARAIVA, Tatiana Santos et al. Comparative study of comfort indicators for school constructions in sustainability methodologies: Schools in the amazon and the southeast region of Brazil. Sustainability (Switzerland), v. 11, n. 19, 2019.

SCOFIELD, John H.; DOANE, Jillian. Energy performance of LEED-certified buildings from 2015 Chicago benchmarking data. Energy and Buildings,v. 174, p. 402–413, 2018.

WANG, Jen Chun. Energy consumption in elementary and high schools in Taiwan. Journal of Cleaner Production, v. 227, p. 1107–1116, 2019.

WILLIS, Rachelle M. et al. Quantifying the influence of environmental and water conservation attitudes on household end use water consumption. Journal of environmental management, v. 92, n. 8, p. 1996–2009, 2011.

ZINZI, Michele et al. Deep energy retrofit of the T. M. Plauto School in Italy—A five years experience. Energy and Buildings, v. 126, p. 239–251, 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

GERALDI, Matheus S.; BAVARESCO, Mateus V.; GHISI, Enedir. ENTENDENDO O DESEMPENHO ENERGÉTICO DE ESCOLAS POR MEIO DA ANÁLISE DAS FATURAS DE ENERGIA: ESTUDO DE CASO EM EDIFICAÇÕES DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.835. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/835. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.