DESEMPENHO TÉRMICO DE EDIFÍCIO ESCOLAR PADRÃO NA ZONA BIOCLIMÁTICA 8: UM ESTUDO EM VITÓRIA/ES E BELÉM/PA

Autores

  • Gilda L. Oliveira de Gouveia Universidade Vila Velha
  • Mirella Dias Feydit Universidade Vila Velha
  • Enzo Melo Pereira Universidade Vila Velha
  • Daniella Marinho Lopes Universidade Vila Velha
  • érica Coelho Pagel Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.842

Palavras-chave:

Desempenho Térmico, Proinfância, DesignBuilder, Zona Bioclimática 8

Resumo

O conforto térmico no ambiente escolar exerce papel fundamental no processo de ensino aprendizagem. O cuidado ao planejar cada edificação associado à adequada implantação bioclimática na qual será inserida, são algumas estratégias arquitetônicas adotadas para essa finalidade. Entretanto, uma prática comum no Brasil, principalmente na construção de escolas públicas, é a adoção de projetos padronizados para todo território nacional. Tal prática facilita o tempo e a aquisição de verba, porém, se faz inoportuna ao atendimento das especificações climáticas de cada lugar. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar os índices de conforto térmico em uma sala de aula pertencente ao projeto padrão do Proinfância Tipo B, implantado em duas cidades localizados na mesma Zona Bioclimática. A metodologia do trabalho subdividiu-se na caracterização do objeto de estudo, simulação computacional, determinação dos indicadores de conforto térmico - faixa de conforto adaptativo da ASHRAE 55/2017 e diagrama de flutuabilidade. A avaliação demonstrou que, apesar de pertencerem a mesma ZB, os resultados obtidos são discrepantes de uma cidade para outra. O índice de desconforto ao longo do ano em Belém é maior do que em Vitória, independentemente da orientação de implantação da escola, evidenciando a necessidade de diretrizes construtivas individualizadas para cada região.

Referências

ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220: Desempenho térmico de edificações. Rio de Janeiro, 2005.

AZEVEDO, G. A.; BASTOS, L. E.; BLOWER, H. S. O moderno já passado–o passado no moderno.

Anais do III Seminário Projetar, 2007.

DESIGNBUILDER. 2013. DESIGNBUILDER software Ltda. Versão 3.4.0.041.

FNDE - FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Proinfância: Dados referentes ao programa. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfancia. Acesso em: 10 abril 2020.

INMET - INSTITUTO METEOROLÓGICO DE METEOROLOGIA. Disponível em: http://www.inmet.gov.br/portal/. Acesso em: 10 março 2020.

KOWALTOWSKI, Doris CCK. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. Oficina de textos, 2011.

LABEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações. Seção downloads: Arquivos climáticos para simulação energética de edificações em formato EPW. Disponível em:http://www.labeee.ufsc.br/downloads. Acesso em: 10 de junho de 2019.

NICO-RODRIGUES, Edna Aparecida et al. Quando a janela define a condição de desempenho térmico em ambientes ventilados naturalmente: caso específico das edificações multifamiliares em Vitória, ES. Ambiente Construído, v. 15, n. 2, p. 7-23, 2015.

NOGUEIRA, Marta Cristina de Jesus Albuquerque et al. Conforto térmico na escola pública em Cuiabá-MT: Estudo de Caso. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 14, 2005.

SICURELLA, Fabio; EVOLA, Gianpiero; WURTZ, Etienne. A statistical approach for the evaluation of thermal and visual comfort in free-running buildings. Energy and buildings, v. 47, p. 402-410, 2012..

SPAGNUOLO, Augusto Yuji Nojima. Projeto padrão e conforto térmico: estudo de caso nas creches PROINFÂNCIA Tipo B. 2019.

STANDARD, ASHRAE. Standard 55–2017 Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy. American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers: Atlanta, GA, USA, 2017.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

GOUVEIA, Gilda L. Oliveira de; FEYDIT, Mirella Dias; PEREIRA, Enzo Melo; LOPES, Daniella Marinho; PAGEL, érica Coelho. DESEMPENHO TÉRMICO DE EDIFÍCIO ESCOLAR PADRÃO NA ZONA BIOCLIMÁTICA 8: UM ESTUDO EM VITÓRIA/ES E BELÉM/PA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.842. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/842. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.