A VERTICALIZAÇÃO DAS MORADIAS EM VITÓRIA/ES E AS TRANSFORMAÇÕES DAS FACHADAS NOS EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.933Palavras-chave:
Edificações residenciais multifamiliares verticais, Tipologia construtiva, MorfologiaResumo
A verticalização de edifícios para moradia foi uma solução encontrada, pós Revolução Industrial, para suprir os problemas do aumento populacional nos grandes centros urbanos a partir de 1920 e se tornou a principal forma de residir nas cidades ao longo do tempo. O presente artigo teve como objetivo analisar as transformações das fachadas das edificações multifamiliares na cidade de Vitoria/ES ao longo desse processo de verticalização. A pesquisa analisou uma amostra de 629 empreendimentos que permitiram a elaboração de cinco modelos representativos separados com base nas alterações legislativas e de desenvolvimento urbanístico local. Constatou-se algumas alterações construtivas nas fachadas, principalmente a inserção de varandas e a substituição do vidro incolor pelos coloridos fumê/bronze e verde. Entretanto, observa-se que a maior parte das características construtivas na região de estudo permanecem as mesmas ao longo do tempo, tais como, a verticalização de baixa e média altura, a utilização de janelas de correr e a aplicação de pinturas de cores claras e pastilhas nas fachadas.
Referências
ALVES, M. E. M. O início da verticalização em Maceió – AL: um estudo tipológico dos edifícios multifamiliares em altura (1960-1970). Maceió: 2012. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas.
ASSIS, R. M. C de. Caracterização ótica em materiais transparentes e sua relação com o conforto ambiental em edificações. Campinas: 1998. Tese (Doutorado em Saneamento e Ambiente). Faculdade de Engenharia Civil, Unidade Estadual de Campinas.
BARROS, M. C. S. L. S B. et al. A influência da legislação urbana no uso de varandas em edifícios residenciais multifamiliares em Vitória- ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO,17 2018, Paraná. Anais... Foz do Iguaçu: ANTAC, 2018.
BRUAND, Y. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
CAMPOS JUNIOR, Carlos Teixeira de; SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. Capitalismo se apropria do espaco: a construcao civil em Vitoria (ES). São Paulo: 1993. Tese (Doutorado) -Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São PauloDINIZ, L. N. Habitação coletiva no Centro Histórico de Vitória – anos 30. XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os preconceitos: História e Democracia. Anais. Brasília. 24 a 28 julho de 2017.
GOMES, E. R. A Modernização Urbana do Centro de Vitória (ES): Considerações Preliminares sobre a geografia do passado de uma cidade. Revista Geografares, nº 6, 2008.
LAMBERTS, R.; GHISI, E.; RAMOS, G. Impactos da Adequação Climática Sobre a Eficiência Energética e o Conforto Térmico de Edifícios de Escritórios no Brasil. Florianópolis: LABEEE, 2006. 49 p.
MAIOLI, R. N. et al. A transformação da fachada na tipologia construtiva de edifícios comerciais verticais em Vitória - ES e sua relação com o conforto ambiental. In: Marcia Regina Werner Schneider Abdala (Org.). Complementaridade: Arquitetura, Engenharia e Construção. 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018.
MENDONÇA, E. M. S. Evolução do processo de verticalização das construções em Vitória (ES). XII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Anais ... Belém – Pará, 2007.
_________________. Habitação e Grandes Empreendimentos: Marcos da expansão urbana de Vitória na década de 1960. In: Dossiê: Cidade e Habitação na América Latina –CIEC/UNICAMP. Revista Urbana. V.6, nº 8, jun. 2014.
PAGEL, E. C.; ALVAREZ, C. E.; REIS JUNIOR, N.C. Avaliação e percepção do usuário em relação ao conforto térmico e qualidade do ar em varandas com fechamento em vidros móveis situadas em uma região urbana industrializada. Gestão e Tecnologia de Projetos. São Carlos, v.13, n.3, p-57-77, dez. 2018.
PINHEIRO, F. C. Evolução do uso do vidro como material de construção civil. 2007. Itatiba: 2007. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade São Francisco.
RAMIRES, J. C. DE L. O processo de verticalização das cidades brasileiras. Boletim de Geografia, v. 16, n. 1, p. 97-106, 24 jan. 2011.
SANTANA, M. V. Influência de parâmetros construtivos no consumo de energia de edifícios de escritório localizados em Florianópolis – SC. Florianópolis: 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina.
SOMEKH, N. A cidade vertical e o urbanismo modernizador: São Paulo 1920-1939. São Paulo: 1994. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
SOUZA, M.A.A. de. A identidade da Metrópole: a verticalização em São Paulo. São Paulo: HUCITEC, EDUSP, 1994.
VAZ, L.F. Uma história da habitação coletiva da cidade do Rio de Janeiro – estudo da modernidade através da moradia. São Paulo: 1994. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.