DESAFIOS NA APLICAÇÃO DE SALA DE AULA INVERTIDA NA ENGENHARIA CIVIL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Roberta Oliveira Universidade de Brasília
  • Rodrigo Silva Universidade de Brasília
  • Roberto Castro Universidade de Brasília
  • Michele Carvalho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.941

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Flipped Classroom, Blended Learning, Engenharia Civil

Resumo

O ensino a nível de graduação requer inovações constantes de seus métodos para incentivar a partipação dos alunos. As metodologias ativas, aqui tratadas como “sala de aula invertida” e “aprendizado híbrido”, surgem como estratégias para propiciar um ambiente mais dinâmico tendo por base a solução de problemas, ao invés das aulas estritamente expositivas. Identifica-se então um desafio a ser encarado pelos docentes no ensino de graduação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo relatar um estudo de caso dos autores com a aplicação de sala de aula invertida, mesclada com as outras estratégias descritas, numa disciplina da graduação de Engenharia Civil em uma Universidade Pública Federal. Resultados são apresentados tendo por base questionários preenchidos pelos discentes no final do semestre, além de uma comparação entre as médias finais com a metodologia tradicional, e o relato das lições aprendidas. Como contribuições tem-se a possibilidade de replicação e adaptação em outras disciplinas, além de uma análise crítica sobre as etapas aplicadas e as dificuldades constatadas. Apesar dos obstáculos encontrados, encoraja-se veementemente a mudança dos paradigmas educacionais e a busca por novas formas de ensino que acompanhem as tendências globais.

Referências

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 5 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002. 340 p.

CHEGENIZADEH, A.; KERAMATIKERMAN, M.; NIKRAZ, H. Efficacy of a flipped-classroom on learning and confidence of engineering students. International Journal of Advanced Trends in Computer Science and Engineering, 9 (2), pp. 1913-1915, 2020. doi: 10.30534/ijatcse/2020/155922020CONKLIN, J. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom’s Taxonomy of educational objectives complete edition. Edu. Horizons, 83 (3), pp. 154–159, 2005.

CRONJE, J. C. Towards a New Definition of Blended Learning. The Electronic Journal of eLearning, 18(2), pp. 114-121,2020.

FEDISTIA, R.; MUSDI, E.; YERIZON. Advantages and challenges of the flipped classroom application – Based learning in enhancing 10th grade senior high school students’ reasoning ability. International Journal of Scientific and Technology Research, 8 (8), pp. 916-919, 2019.

FONTENELLE, M. A. M., MACENA, R. H. M., RODRIGUES, B. N. Formação Integrada na Construção Civil – Programa FICC: Relato de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018.

JAIME, M. P.; KOLLER, M. R. T.; GRAEML, F. R. .La aplicación de flipped classroom en el curso de dirección estratégic. In: XII Jornadas Internacionales de Innovación Universitaria, 2015. Anais...Villaviciosa de Odón, 2015.

KHAN, S. M.; THAYNIATH, S. Facilitating Aural-oral skills of Engineering Students through the Flipped Classroom. Test Engineering and Management, 82 (1-2), pp. 154-167, 2020.

KHODEIR, L. M. Blended learning methods as an approach to teaching project management to architecture students. Alexandria Engineering Journal, 57 (4), pp. 3899-3905, 2018. doi: 10.1016/j.aej.2018.10.004.

KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom’s taxonomy: An overview. Theory into Practice, 41 (4), pp. 212–218, 2002. doi: 10.1207/s15430421tip4104_2.

LING, F. Y. Y.; GAN, M. J. S. Mastery of Fundamental Concepts Based on Students' Learning Approach in Flipped Classrooms. Journal of Civil Engineering Education, 146 (2), 2020. doi: 10.1061/(ASCE)EI.2643-9115.0000011MOJTAHEDI, M. et al. Flipped Classroom Model for Enhancing Student Learning in Construction Education. Journal of Civil Engineering Education, 146 (2), 2020. doi: 10.1061/(ASCE)EI.2643-9115.0000004.

OBUKHOVA, L. A. et al. Formation of organizational competence of future engineers by means of blended learning. International Journal of Engineering Pedagogy, 10 (2), pp. 119-127, 2020.

doi: 10.3991/ijep.v10i2.12047.

PINTO, F. D. L.; GÖES, J. S. BIM como metodologia ativa interdisciplinar: uma experiência de Projeto Integrador. In: II ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2019, Fortaleza. Anais... ANTAC, 2019.

PRIYAADHARSHINI, M.; SUNDARAM, B, V.. Evaluation of higher-order thinking skills using learning style in an undergraduate engineering in flipped classroom. Computer Applications in Engineering Education, 26 (6), pp. 2237-2254, 2018. doi: 10.1002/cae.22035.

TIBONI, G. R.; BERNARDINIS, M. A. P. Inovações no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sob a ótica das metodologias ativas. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, edição especial, pp. 1-21, 2019.

ZHANG RU, et al. Improve the Quality of College Mathematics Teaching by Flipping the Classroom. IOP Conf. Series: Materials Science and Engineering, 439, 2018. doi:10.1088/1757-899X/439/3/032025.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

OLIVEIRA, Roberta; SILVA, Rodrigo; CASTRO, Roberto; CARVALHO, Michele. DESAFIOS NA APLICAÇÃO DE SALA DE AULA INVERTIDA NA ENGENHARIA CIVIL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–9. DOI: 10.46421/entac.v18i.941. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/941. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.