JOGO ECO OIKOS: INSTRUMENTO DE DIÁLOGO SOBRE FUNDAMENTOS DE SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.953Palavras-chave:
Ensino de projeto, Jogos, Sustentabilidade, Arquitetura e UrbanismoResumo
Este artigo relata e discute o processo de concepção, aplicação e resultados de um jogo desenvolvido por discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. O trabalho teve o intuito de criar uma ferramenta pedagógica gamificada, para contribuir com o aprendizado e inserção dos alunos do primeiro período nos assuntos relacionados ao conforto ambiental e sustentabilidade. Entende-se que há um afastamento entre teoria e a prática de conteúdos nas áreas de tecnologias e representação que causa prejuízo à prática projetual. O objetivo do jogo ECO OIKOS é proporcionar um contato inicial com as temáticas supracitadas de forma interativa, gamificada, intuitiva e eficaz, conscientizando e sensibilizando os envolvidos sobre a inter-relação entre a construção civil e o meio ambiente. O processo metodológico iniciou com pesquisas das diferentes mecânicas e dinâmicas de jogos analógicos, seguido da sistematização de ideias e a análise das possíveis ferramentas e por fim, a definição das etapas e componentes do jogo. A partir das análises dessa experiência prático-didática, teve-se como resultado a possibilidade de pesquisa, revisão e melhoria da ferramenta bem como a aproximação de uma forma de aprendizagem ativa possibilitadora de um pensamento crítico na práxis do projeto sustentável.
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