ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DE CONTEÚDO PARA DISCIPLINA DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO COM TERRA
Palavras-chave:
ensino, educação, graduação, sustentabilidade, tecnologiaResumo
Atualmente no Brasil, o ensino formal sobre tecnologia de construção com terra não é usual, sendo mais comum as ações informais e, portanto, não padronizadas. A literatura nacional sobre o assunto também é escassa. A abordagem desse tema com enfoque na preservação de patrimônio é mais consolidada, havendo cursos de especialização formais e regulares nas escolas de nível técnico, mas nos temas dedicados à arquitetura contemporânea, os cursos de formação e capacitação são mais pontuais. Diante da oportunidade de contribuir em educação para a sustentabilidade, este trabalho analisa experiências existentes de transmissão de conhecimento, a oferta de bons referenciais e a oportunidade de discutir o ensino do tema. Nesse sentido, as iniciativas levantadas na pesquisa podem contribuir para criar um caminho pedagógico que levam ao ensino formal, caracterizado pela estruturação de conteúdos, utilização de métodos de ensino e a elaboração de programas pré-determinados a nível nacional. Para tanto, foi estabelecido um recorte, focalizando no estudo de expoentes da área da arquitetura e construção com terra que despontaram do ponto de vista do ensino e servem de referencial para pesquisadores e disciplinas ministradas nessa área. A partir desse panorama, o artigo apresenta conceitos, que deverão ser explorados em etapas posteriores, com resultados que servirão de base para pesquisa, cujo objetivo geral visa a análise e proposição de conteúdo para disciplina de arquitetura e construção com terra com foco na graduação da área tecnológica.