AVALIAÇÃO TÉRMICA DE COMPONENTES DE ALVENARIAS POR MEIO DA TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA

Autores

  • Gabriel Carvalho da Silva Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica de Pernambuco, Pós-graduação em Engenharia Civil (POLI - UPE - PEC); Departamento de Engenharia Civil (POLI - UPE - DEC)
  • Pedro Igor Bezerra Batista Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica de Pernambuco, Pós-graduação em Engenharia Civil (POLI - UPE - PEC); Departamento de Engenharia Civil (POLI - UPE - DEC)
  • Yêda Vieira Póvoas Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica de Pernambuco, Pós-graduação em Engenharia Civil (POLI - UPE - PEC); Departamento de Engenharia Civil (POLI - UPE - DEC)

Palavras-chave:

termografia infravermelha, alvenaria, termômetro digital, desempenho térmico

Resumo

Este trabalho teve por objetivo a avaliação de desempenho térmico de alvenarias por meio da termografia infravermelha. Para isso foi realizada análise térmica em três tipos diferentes de alvenaria: de tijolo cerâmico, de bloco de concreto e de gesso que foram posicionados dentro de uma câmara térmica composta por uma caixa de madeira com revestimento interno de isopor e papel alumínio, onde em seu centro interno foi alocada uma lâmpada infravermelha de 250 W. O lado frio (lado oposto a fonte de luz) foi analisada por meio de um termopar e pela câmera termográfica para verificar a passagem de calor. Os blocos apresentaram diferentes resultados, sendo comprovado um melhor desempenho térmico para os blocos de gesso.

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

Silva, G. C. da, Batista, P. I. B., & Póvoas, Y. V. (2023). AVALIAÇÃO TÉRMICA DE COMPONENTES DE ALVENARIAS POR MEIO DA TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 3, 887–895. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2802

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.