Dimensionamento de sistema de compostagem com lodo proveniente do tratamento do lixiviado do aterro sanitário de Teresina - PI

Autores/as

  • Zenon Freitas Alves Sobrinho Universidade Federal do Piauí
  • Carlos Henrique da Costa Braúna UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Ramon Marques Campelo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Ana Kelle Araújo Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Palabras clave:

Compostagem, Resíduos Sólidos, Aterro Sanitário, Lodo, Lixiviado

Resumen

Buscando reduzir passivos ambientais, é fundamental elaborar sistemas efetivos de tratamento para os residuos sólidos urbanos. Nesse sentido, este trabalho busca dimensionar um sistema de compostagem com lodo físico-químico e analisar a aplicabilidade do composto gerado, como uma alternativa efetiva para o substrato em questão. A metodologia foi descritiva com pesquisa de campo e análises laboratoriais. A coleta de dados ocorreu com visitas técnicas e entrevistas com a responsável técnica do aterro sanitário e as amostras retiradas in loco. Diante disso, elaborou-se uma proposta de destinação para o lodo físico-químico do Aterro através de um sistema de compostagem com substratos do próprio local dispostos diariamente. Nesse contexto, é possível tratar três mil quilos de lodo do lixiviado diariamente, utilizando aproximadamente 21 mil quilos de restos de poda e capina, importante pois evita que mais substratos sejam dispostos no aterro, reduzindo a produção de lixiviado gerando mais lodo.

Biografía del autor/a

Ramon Marques Campelo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PROFISSIONAL BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Ana Kelle Araújo Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PROFISSIONAL BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Citas

Basso, C. J.; Ceretta, C. A.; Pavinato, P. S.; Silveira, M. J. (2004). Perdas de nitrogênio de dejeto líquido de suínos por volatilização de amônia. Ciência Rural, v. 34, n. 6, p. 1773–1778.

Brasil. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010. (2010) Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Seção 1, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm.

Conselho Nacional do Meio Ambiente, 2000. Resolução n° 375, 29 de agosto de 2006. Ministério do Meio Ambiente. Seção 1, p. 2, 2006.

Corrêa, R. S.; Fonseca, Y. M. F.; Corrêa, A. S. (2007) Produção de biossólido agrícola por meio da compostagem e vermicompostagem de lodo de esgoto. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 11, n. 4, p. 420–426.

Noronha, J. C. C. (2022). Influência da concentração do coagulante e da areação no tratamento do lixiviado do aterro sanitário. Universidade Federal do Piauí (UFPI). Piauí, Brasil.

Ministério Do Meio Ambiente. Manual para implantação de compostagem e de coleta seletiva no âmbito de consórcios públicos. Brasília, DF, outubro, 2010. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/srhu_urbano/_arquivos/3_manual_implantao_compostagem_coleta_seletiva_cp_125.pdf>.

Monteiro, J.R.P. Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.

Paes, Roberta Falcão de Cerqueira. Caracterização do chorume produzido no aterro da Muribeca – PE. Dissertação de mestrado – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande,PB, 2003.

Sousa, D. T.; Junior, A. F. S.; Santos, M. S. F.; Simoes, A. S. (2016). Proposta de tratamento de resíduo orgânico por meio da compostagem – Estudo de caso no restaurante universitário da Universidade Federal do Piauí. In: Encontro Nacional De Engenharia De Producão, 36, João Pessoa. Anais...João Pessoa.

Publicado

06/12/2023

Cómo citar

Freitas Alves Sobrinho, Z., da Costa Braúna, C. H., Marques Campelo, R., & Araújo Oliveira, A. K. (2023). Dimensionamento de sistema de compostagem com lodo proveniente do tratamento do lixiviado do aterro sanitário de Teresina - PI. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 5. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3056

Número

Sección

Políticas públicas, planejamento e cidades sustentáveis

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.