Infraestrutura Verde e Azul para mitigação de inundações e promoção de áreas de lazer na Bacia do Rio Acari (RJ)

Autores

Palavras-chave:

cheias urbanas, Infraestrutura Verde e Azul, espaços públicos multifuncionais

Resumo

O processo de urbanização fragiliza o ambiente, tanto natural quanto construído, e o expõe a diversos riscos. Um deles é o de inundações, frequentemente observadas em bacias hidrográficas urbanas. As inundações geram inúmeros prejuízos econômicos, além de contribuírem para a degradação do ambiente construído. Assim, torna-se urgente repensar a relação das cidades com os corpos hídricos e a natureza, disseminando a utilização de Infraestruturas Verdes e Azuis, que podem atuar na mitigação de inundações ao mesmo tempo em que promovem múltiplos benefícios sociais e ambientais. Nesse contexto, o trabalho busca analisar características urbanas para a proposição de infraestruturas verdes e azuis que permitam a requalificação espacial de bacias hidrográficas. Para isso, foram selecionados 20 pontos na Bacia Hidrográfica do Rio Acari, na cidade do Rio de Janeiro, e identificados potenciais e fragilidades, sendo, posteriormente, indicada uma tipologia verde-azul com aderência às características locais. Pretende-se, a partir deste estudo de caso, propor orientações gerais de aplicabilidade de infraestruturas verdes e azuis, facilitando a sua implantação. As soluções propostas têm foco na mitigação de inundações, conjugada com a promoção de áreas de lazer e equipamentos públicos para a comunidade.

Biografia do Autor

Julia de Oliveira Midão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Maria Vitória Ribeiro Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciências em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Luciana Fernandes Guimarães, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Aline Pires Veról, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Referências

Benini, S. M.; Rosin, J. A. R. G. Infraestrutura verde na cidade contemporânea. In: Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 07, n. 47, p. 82-96, 2019.

Cormier, N. S.; Pellegrino, P. R. M. Infra-Estrutura Verde: uma Estratégia Paisagística para a Água Urbana. In: Paisagem e Ambiente n. 25, São Paulo, 2008. pp. 127-142.

Diniz, F.; Rocha, D.; Ferraz, W.; Alencar, A.K. Na fonte das cidades, as águas e as pessoas: a experiência do projeto Parque Capibaribe no bairro das Graças (Recife, Brasil). In: PNUM - Portuguese Language Network of Urban Morphology, 2016, Guimarães, Portugal.

Gomes, M. V. R. Infraestruturas verdes e azuis como estratégia de resiliência às cheias e redescoberta da paisagem marginal na Bacia Hidrográfica do Rio Acari, Rio de Janeiro. 2022. 195 p. Dissertação (Mestrado em Ciências em Arquitetura) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, PROARQ/UFRJ, Rio de Janeiro.

Gomes, M. V. R.; Veról, A. P. Paisagens multifuncionais: o papel das infraestruturas verdes e azuis na recuperação de rios urbanos. In: Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído, 2020, Porto Alegre, Brasil.

Guimarães, L. F. et al. O Uso de Infraestruturas Verde e Azul na Revitalização Urbana e na Melhoria do Manejo das Águas Pluviais: O Caso da Sub-Bacia do Rio Comprido. In: Paisag. Ambiente: Ensaios, São Paulo, n. 42, p. 75-96, jul./dez., 2018.

Hidrostudio/FCTH. Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.

Oliveira, A. K. B. O sistema de drenagem como eixo estruturante do planejamento urbano: caso da bacia hidrográfica do Rio Acari. 2018. 210 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro.

PCRJ, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Programa Acari Projeto Rio Vivo. Rio de Janeiro, 2007.

PDUI/RMRJ. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2018. Disponível em: https://www.modelarametropole.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Produto-18_Tomo-2-1.pdf.

Downloads

Publicado

18/12/2023

Como Citar

Midão, J. de O., Gomes, M. V. R., Guimarães, L. F., & Veról, A. P. (2023). Infraestrutura Verde e Azul para mitigação de inundações e promoção de áreas de lazer na Bacia do Rio Acari (RJ). ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3065

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>