Análise gráfica da Escola FDE Jardim Ataliba Leonel, SP, visando identificar atributos bioclimáticos

Autores

Palavras-chave:

Conforto ambiental, bioclimatismo, arquitetura contemporânea, projeto

Resumo

O presente artigo apresenta, através de uma metodologia de linguagem gráfica padronizada, a análise de um estudo de caso, a Escola Estadual Jardim Ataliba Leonel, na cidade de São Paulo. Tem-se por objetivo, destacar como a Arquitetura Contemporânea Brasileira aborda, por meio da forma arquitetônica, os atributos bioclimáticos de sombreamento e permeabilidade aos ventos. Atributos, esses, recomendados para grande parte do território brasileiro. Como estrutura deste artigo, são apresentados os fundamentos teóricos, bem como as análises do estudo de caso. Para a construção dessas análises, a partir da metodologia apresentada foram necessárias as reproduções do conjunto de desenhos técnicos – incluindo perspectivas – para que se pudesse gerar as imagens finais. Sendo assim, foi possível discutir como a forma arquitetônica conseguiu incorporar os atributos mencionados, sendo representados por meio de cores que simbolizassem cada uma dessas estratégias: cor amarela - representando o sombreamento por meio da adição de elementos e de volume edificado; e a cor azul – representando a permeabilidade aos ventos, por meio da subtração de elementos e de volume arquitetônico. É importante ressaltar que este trabalho não pretende avaliar o desempenho da obra, e sim destacar a utilização dos atributos bioclimáticos na contribuição para a melhoria da qualidade do ambiente construído servindo também como referência projetual

Biografia do Autor

Adriana de Almeida Muniz Alvarez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Arquitetura pelo Programa de Pós Graduação em Arquiteura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Patrizia Di Trapano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Arquitetura pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro( Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Virgínia Maria Nogueira de Vasconcellos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Arquitetura, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Referências

ALVAREZ, A, PORTO, M. M., TORRES, T, Análise Gráfica do Sombreamento e Permeabilidade aos ventos de Edificação – Linguagem e Metodologia Aplicadas à Escola Alto dos Pinheiros. In VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Brasília, ENANPARQ2020, Anais [...], Brasília 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 15220: Desempenho Térmico de Edificações. Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2005.

BRUAND, Yves, Arquitetura Contemporânea Brasileira, São Paulo, Perspectiva, 2018.

CARDOSO, C, Formas arquitetônicas: Possibilidades em ambientes Computacionais. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo), Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia 2005.

CORBELLA, O., YANNAS, S.. Em busca de uma Arquitetura Sustentável para os trópicos. 2ª edição, Rio de Janeiro: Revan, FAPERJ, 2003.

FARIAS, M.M de, UGENTI, L.C., BRASILEIRO, A, B.., Expressão Gráfica de atributos Bioclimáticos: Reflexões para uma metodologia de pesquisa. In VI Encontro da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Brasília, 2020.

KUNEN, A, DAVAGLIO, J., Análise da Aplicabilidade dos parâmetros bioclimáticos no desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais. In Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, 2020.

LAMBERTS, R., DUTRA, L., PEREIRA, F.. Eficiência Energética na Arquitetura. PROCEL: São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

Alvarez, A. de A. M., Trapano, P. D., & Vasconcellos, V. M. N. de . (2024). Análise gráfica da Escola FDE Jardim Ataliba Leonel, SP, visando identificar atributos bioclimáticos. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3527

Edição

Seção

Projeto e gestão do ciclo de vida de edificações, vizinhança e áreas urbanas.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.