MODELOS DE NEGÓCIO PARA A VIABILIZAÇÃO DA NECESSÁRIA INFRAESTRUTURA PARA A POPULARIZAÇÃO DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS
Keywords:
Eletropostos, Veículos elétricos, Infraestrutura de recarga, Modelo de negócio, FranquiaAbstract
O mundo está vivendo um momento de transição, saindo da utilização dos veículos à combustão interna para veículos elétricos. Entretanto, diversas são as questões que afetam os consumidores e usuários dos veículos elétricos, impactando a sua popularização, tais como: a) onde é mais barato recarregar as baterias? b) quando é mais barato recarregar as baterias? c) é necessária a instalação de um eletroposto? d) como instalar um eletroposto? e) onde encontrar um eletroposto? f) quando utilizar um eletroposto? g) os conectores dos eletropostos são compatíveis com todos os carros elétricos? O artigo busca esclarecer todos estes pontos e registrar o entendimento de que a infraestrutura necessária para a popularização dos veículos elétricos necessita de algumas características, quais sejam: 1) informação disponível; 2) facilidade de localização; 3) facilidade de manuseio; 4) disponibilidade na hora da necessidade; e 5) facilidade de pagamento. O artigo detalha as características de uma infraestrutura entendida como ideal. Por fim, o artigo aborda os aspectos envolvidos na criação da infraestrutura para a recarga de veículos elétricos, que consiste, basicamente: i) dos carregadores em si; ii) do back-end; iii) do suprimento de energia elétrica; iv) dos veículos elétricos; v) da figura dos CPO – Charging Point Operators; vi) da necessidade de se garantir a segurança e certificação das instalações envolvidas; vii) da necessidade de haver interoperabilidade entre os diversos elementos do ecossistema; e viii) da coexistência de eletropostos públicos, semi-públicos e privados. Conclui que já existem modelos de negócios entendidos como apropriados sob todos os aspectos analisados, apresentando exemplo.