ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO ELISEU NOBERTO, EM DELMIRO GOUVEIA-AL

Authors

  • Aline Maria Pereira Nogueira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Gabriel Souza Cavalcante Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Karla Juliana Cordeiro Costa Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Leonam Barbosa Reis Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Thauany Alves Pastor Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Keywords:

Metódo de Áreas, Eficiência Energética, Ambiente Escolar

Abstract

A certificação energética proporcionou investimentos em pesquisas e estudos que buscavam melhorar o aproveitamento dos mananciais, minimizando ao máximo o uso desnecessário de energia artificial, garantindo conforto ao meio ambiente. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o ambiente da Escola Básica de Ensino Eliseu Norberto e sua eficiência energética no âmbito da iluminação e ar condicionado, de acordo com o Regulamento Técnico de Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. (RTQ-C). A escola está situada na cidade de Delmiro Gouveia, pertence à região semiárida do estado de Alagoas e apresenta clima quente e seco. Caracterizada como estudo de caso, esta pesquisa utiliza o método de áreas, a fim de examinar o desempenho por meio da área de todas as salas adicionadas da edificação, segundo o RTQ-C, com a ajuda do software WebPrescritivo, além de in loco análise, tendo como fundamentação teórica Carlo & Lamberts (2010) e Santos, da Costa & Barros (2014). Desta forma, a Escola Básica de Ensino Eliseu Norberto em Delmiro Gouveia - Alagoas, nos parâmetros de iluminação e ar condicionado, possui nível de eficiência energética B.

Published

2023-06-03

How to Cite

Nogueira, A. M. P., Cavalcante, G. S., Costa, K. J. C., Reis, L. B., & Pastor, T. A. (2023). ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO ELISEU NOBERTO, EM DELMIRO GOUVEIA-AL. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 3, 928–935. Retrieved from https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2806

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