ANÁLISE DA PAISAGEM URBANA:

UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DE PACIÊNCIA, RIO DE JANEIRO, BRASIL.

Autores

  • Elizabeth Sá Barreto Lopes Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJFAU); Programa de Pós-Graduação em Arquitetura; Grupo de Sistema de Espaços Livres (PROARQ-SEL)
  • Andressa lvo Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJFAU); Programa de Pós-Graduação em Arquitetura; Grupo de Sistema de Espaços Livres (PROARQ-SEL)Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJFAU); Programa de Pós-Graduação em Arquitetura; Grupo de Sistema de Espaços Livres (PROARQ-SEL)
  • Daniel Athias de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJFAU); Programa de Pós-Graduação em Arquitetura; Grupo de Sistema de Espaços Livres (PROARQ-SEL)

Palavras-chave:

espaços livres, Paciência, paisagem urbana

Resumo

O presente trabalho é produto final da disciplina Arquitetura da Paisagem do Curso de Pós- Graduação em Arquitetura do PROARQ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, que apresenta como ementa a análise e investigação de uma localidade, por meio de uma metodologia já definida. Seu conteúdo é a caracterização de parte do território - Santa Cruz - da Área de Planejamento 5 (AP5), na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Os principais objetivos consistem em uma análise dos sistemas de espaços livres nos âmbitos regional, Santa Cruz, e local, bairro de Paciência. A metodologia adotada pertence aos grupos Quapá-Sel, ProLugar e GAE do PROARQ-FAU-UFRJ e possibilita determinar e sistematizar a evolução urbana de uma paisagem, assim como entender as tendências de seu crescimento. Essa análise considera também as possibilidades de recuperação da área, seus elementos formadores e estruturadores da identidade da paisagem, além de identificar uma relação histórica e afetiva entre os moradores e o lugar. A estruturação metodológica inicia-se com a fundamentação teórica - definição dos conceitos de Território, Paisagem e Sistema de Espaços Livres- preparatória das visitas exploratórias ao objeto em estudo, que resultam em uma gama de informações que servem de base para as investigações em diferentes escalas. A relevância do presente trabalho dá-se como apresentação da metodologia utilizada e sua aplicação em uma região da cidade do Rio de Janeiro, que é constantemente negligenciada tanto pelo Estado quanto pelos estudos acadêmicos.

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

Nogueira, E. S. B. L., Silva, A. lvo O. da, & Almeida, D. A. de. (2023). ANÁLISE DA PAISAGEM URBANA:: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DE PACIÊNCIA, RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 3, 648–658. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2777

Edição

Seção

Ciudades: Infraestructura, Gestión y Planificacíon

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.