Sobre o Evento

Os desafios da sociedade contemporânea levantam diferentes aspectos na discussão sobre a cidade e seus ambientes construídos. As implicações nos projetos desses ambientes e, de forma mais ampla, no nível e na delimitação da qualidade desejada e demandada pela sociedade, são metas almejadas pelas boas práticas de projeto.

O Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído (SBQP), promovido por seu Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, busca discutir, desde sua primeira edição, possibilidades e soluções que permitam analisar importantes questões relacionadas ao projeto, com pesquisas que exploram a maior variedade possível de reflexões e alternativas sobre o tema da qualidade no ambiente construído.

A complexidade e a diversidade crescente dos problemas identificados, indicam que devemos buscar alternativas, em um caráter inovador, para ampliar o leque de soluções em relação às questões ambientais. Nesse sentido, é necessário a maior amplitude nas pesquisas que auxiliem na compreensão sobre como percebemos, interagimos e habitamos nossas cidades e edifícios.

O IX Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto (SBQP 2025) tem como tema principal:

Requalificação Urbana: das habitações aos equipamentos culturais na era digital

A seguir, são listados 7 subtemas que abrangem diferentes perspectivas do tema principal:

 
Subtemas:

Nota: Autores obrigatoriamente devem escolher um subtema para submissão.

1. Processos de projeto e de gestão 

Abrange a relação entre os diferentes agentes envolvidos na gestão e processo de projeto; programação e coordenação de projetos; gestão de empresas de projeto (privadas e públicas) e gestão integrada dos sistemas (qualidade, meio ambiente e segurança); percepção ambiental e protocolos do processo de projeto.

2. Ensino e crítica do projeto

Abrange os conteúdos discutidos e praticados no âmbito da academia; ensino e crítica do projeto na graduação e pós-graduação; gestão do conhecimento empregado nos projetos e das ferramentas computacionais no ensino do projeto.

3. Prática profissional e mercado de trabalho

Abrange a prática profissional de projetos (contratação, escopo e valorização); estímulo à criatividade (inovação, métodos e ferramentas);  mudanças de demanda de espaços privados versus espaços públicos; demandas imobiliárias decorrentes de fatores de mobilidade e territorialidade.

4. Processos avaliativos, retrofits e requalificações

Abrange o atendimento às demandas dos usuários e desempenho do ambiente construído; os métodos e práticas de avaliação de desempenho (Avaliação Pré-Projeto - APP e Avaliação Pós-Ocupação - APO) e retroalimentação do processo de projeto.

5. Inovações tecnológicas e de informação

Abrange o processo de informação no desenvolvimento do projeto; aplicativos e ferramentas de apoio ao projeto; ambientes colaborativos; investigações no desenvolvimento de protótipos, da produção de artefatos e da sistematização de sua avaliação; simulação computacional e projetos; sistemas informatizados de avaliação de projetos; impacto das novas tecnologias na produção, uso e manutenção do ambiente construído; patrimônio, requalificação e regularização com novas tecnologias no projeto e na avaliação ambiental.

6. Qualidade, eficiência e adaptação às mudanças climáticas

Compreende o projeto e a qualidade ambiental; parâmetros e indicadores de qualidade; eficiência no uso de recursos e certificação ambiental; recomendações de agendas e acordos locais e globais (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS); urgência climática e a responsabilidade social no projeto; o projeto e seu impacto na sustentabilidade das cidades.

 
7. Assessoria e assistência técnica, exclusão social e ambiental 

Compreende os processos de implementação da assessoria e assistência técnica para as populações em vulnerabilidade social, residência em HIS e processos de capacitação para o exercício da assessoria e assistência técnica; processos participativos e responsabilidade social no projeto.