Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos
Política padrão de seçãoGestão e processo de projeto
Abrange a relação entre os diferentes agentes envolvidos na gestão e processo de projeto; programação e coordenação de projetos; gestão de empresas de projeto (privadas e públicas) e gestão integrada dos sistemas (qualidade, meio ambiente e segurança); percepção ambiental e protocolos do processo de projeto.
1. Processos de projeto e de gestão
Abrange a relação entre os diferentes agentes envolvidos na gestão e processo de projeto; programação e coordenação de projetos; gestão de empresas de projeto (privadas e públicas) e gestão integrada dos sistemas (qualidade, meio ambiente e segurança); percepção ambiental e protocolos do processo de projeto.
2. Ensino e crítica do projeto
Abrange os conteúdos discutidos e praticados no âmbito da academia; ensino e crítica do projeto na graduação e pós-graduação; gestão do conhecimento empregado nos projetos e das ferramentas computacionais no ensino do projeto.
3. Prática profissional e mercado de trabalho
Abrange a prática profissional de projetos (contratação, escopo e valorização); estímulo à criatividade (inovação, métodos e ferramentas); mudanças de demanda de espaços privados versus espaços públicos; demandas imobiliárias decorrentes de fatores de mobilidade e territorialidade.
4. Processos avaliativos, retrofits e requalificações
Abrange o atendimento às demandas dos usuários e desempenho do ambiente construído; os métodos e práticas de avaliação de desempenho (Avaliação Pré-Projeto - APP e Avaliação Pós-Ocupação - APO) e retroalimentação do processo de projeto.
5. Inovações tecnológicas e de informação
Abrange o processo de informação no desenvolvimento do projeto; aplicativos e ferramentas de apoio ao projeto; ambientes colaborativos; investigações no desenvolvimento de protótipos, da produção de artefatos e da sistematização de sua avaliação; simulação computacional e projetos; sistemas informatizados de avaliação de projetos; impacto das novas tecnologias na produção, uso e manutenção do ambiente construído; patrimônio, requalificação e regularização com novas tecnologias no projeto e na avaliação ambiental.
6. Qualidade, eficiência e adaptação às mudanças climáticas
Compreende o projeto e a qualidade ambiental; parâmetros e indicadores de qualidade; eficiência no uso de recursos e certificação ambiental; recomendações de agendas e acordos locais e globais (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS); urgência climática e a responsabilidade social no projeto; o projeto e seu impacto na sustentabilidade das cidades.
7. Assessoria e assistência técnica, exclusão social e ambiental
Compreende os processos de implementação da assessoria e assistência técnica para as populações em vulnerabilidade social, residência em HIS e processos de capacitação para o exercício da assessoria e assistência técnica; processos participativos e responsabilidade social no projeto.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.