CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438018Palavras-chave:
Edificação Educacional, Desempenho, Critérios, Avaliação Pós OcupacionalResumo
A avaliação do desempenho em edificações é um aspecto importante dentro do campo da gestão na construção, pois determina diversos fatores, como a eficiência energética da construção, a necessidade de manutenção e o grau de satisfação de seus usuários. A avaliação pós-ocupacional é uma das formas mais populares de análise de desempenho, porém não possui critérios definidos que se adequem a diferentes tipos de edificação, como as educacionais. Portanto, o objetivo deste artigo é conduzir uma revisão sistemática, buscando listar os critérios utilizados na avaliação do desempenho de edificações educacionais. A revisão foi conduzida em quatro bases de pesquisa, e os dados foram analisados conforme a ferramenta 5W1H. Para retirada e quantificação dos dados, as seguintes perguntas foram feitas: Quem escreveu o artigo? (Who); Onde e qual o tipo de edificação escolar foi abordado na pesquisa? (Where); Quando foi publicada a pesquisa? (When); Quais os critérios utilizados para análise? (What) Porque a pesquisa foi desenvolvida? (Why); Quais os métodos que foram utilizados na avaliação? (How). Concluiuse que ainda falta muito para criar uma padronização na avaliação do desempenho de edifícios educacionais, porém uma das melhores ferramentas para conduzir este tipo de avaliação é analisar a opinião dos usuários do edifício
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