ARQUITETURA INCLUSIVA:

EXPERIÊNCIAS DE PROJETOS COLABORATIVOS

Autores

  • Luísa SILVA Faculdade Meridional IMED
  • Sara DE CESARO Faculdade Meridional IMED
  • Andrea MUSSI Faculdade Meridional IMED

Palavras-chave:

Projeto em Arquitetura e Urbanismo, Pessoa com Deficiência Visual, Parâmetros, Projetos Colaborativos, Maquete tátil

Resumo

Este artigo apresenta o uso de projetos colaborativos em arquitetura como forma de inclusão social de Pessoas com Deficiência Visual (PcDV), uma parceria entre a Associação Passofundense de Cegos – APACE (comunidade) e Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo - IMED (Instituição de Ensino Superior). O artigo tem por objetivo descrever dois projetos colaborativos, um realizado com os adultos da associação para a melhoria de um espaço interno e a elaboração de uma proposta de área externa para convívio e lazer. O segundo projeto colaborativo, foi realizado com as crianças da associação para elaboração de um brinquedo, a ser inserido dentro da proposta de melhoria da área interna, e uma adequação de um brinquedo, criado em uma disciplina da graduação em arquitetura e urbanismo, para colocação na área externa. Busca demonstrar a importância de projetos colaborativos como forma de inclusão das PcDV, pois são capazes de aumentar o bem-estar e a autoestima, ao passo que participando efetivamente da criação do ambiente no qual estão inseridos, conseguem sair da zona passiva que normalmente se encontram no que se refere ao processo de projeto em arquitetura.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

SILVA, L., DE CESARO, S., & MUSSI, A. (2023). ARQUITETURA INCLUSIVA:: EXPERIÊNCIAS DE PROJETOS COLABORATIVOS. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 62–74. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3115

Edição

Seção

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.