APROPRIAÇÃO E PERTENCIMENTO A AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA ESCOLARES

Autores

  • Sérgio Eduardo dos Santos PORTO PROARQ/ FAU-UFRJ
  • Manoela Ferraz MOYSES PPGDesign/ PUC-Rio
  • Fagner das Neves de OLIVEIRA PROARQ/ FAU-UFRJ

Palavras-chave:

Avaliação Pós-Ocupação, Pertencimento, Apropriação, Ambiente escolar

Resumo

O artigo descreve pesquisa realizada em instituição escolar da rede municipal localizada no Rio de Janeiro – RJ. De aplicação de instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) em conjunto de alunos, funcionários e professores, com foco na apropriação e sentimento de pertencimento do corpo discente com os ambientes de vocação recreativa e de lazer - a sala de leitura e o pátio escolar -, no referente à edificação da escola, reconhecendo-os como extensão e complemento das atividades didáticas realizadas em sala de aula. Para além da descrição da experiência e seus resultados, acompanha-se aqui de autocrítica com a intenção de auxiliar abordagens em outras instituições à adequar a seleção dos instrumentos e sua aplicação, fora a formatação da citada abordagem em situações correlatas.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

PORTO, S. E. dos S., MOYSES, M. F. ., & OLIVEIRA, F. das N. de. (2023). APROPRIAÇÃO E PERTENCIMENTO A AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA ESCOLARES. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 1024–1038. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3205

Edição

Seção

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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