ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSIBILIDADE EM ESCOLA MUNICIPAL, COLATINA-ES

Autores

  • Amabeli Dell SANTO Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Virginia Magliano QUEIROZ Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Marília Oliveira SOARES Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Mateus Bernardo Scussulim SALOTO Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Palavras-chave:

Acessibilidade, Avaliação Pós-Ocupação, Escola

Resumo

A inclusão social ainda é um desafio para a sociedade e seu estabelecimento exige mudanças profundas envolvendo profissionais de diversas áreas. Na arquitetura a efetivação da acessibilidade arquitetônica teve avanços significativos, com aumento do conhecimento e conscientização, entretanto, ainda há muito a ser feito. Considerando a obrigatoriedade de as escolas receberem alunos com necessidades educacionais especiais, o prédio escolar ganha relevância como instrumento de inclusão social e precisa passar por adaptações. Este trabalho, fruto de uma pesquisa de iniciação científica finalizada, avalia a acessibilidade em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Colatina-ES, por meio da realização de uma Avaliação Pós-Ocupação (APO), com os instrumentos: walkthrough, as built, checklist e entrevistas. A partir da análise dos dados coletados constatou-se um alto grau de inadequação do espaço escolar. Os impactos desta falta de acessibilidade podem gerar marcas, como o sentimento de não pertencimento, principalmente nos alunos que possuem necessidades especiais. Este estudo contribui para a reflexão no âmbito acadêmico e social, além de apresentar diretrizes para adequação do espaço analisado.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

SANTO, A. D., QUEIROZ, V. M., SOARES, M. O., & SALOTO, M. B. S. (2023). ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSIBILIDADE EM ESCOLA MUNICIPAL, COLATINA-ES. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 1226–1236. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3223

Edição

Seção

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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