ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:
O URBANO SOB A LÓGICA DE RUAS COMPLETAS
Palavras-chave:
Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Mobilidade Urbana, Ruas Completas, Projeto UrbanoResumo
O presente artigo descreve os resultados de uma experiência didático-pedagógica desenvolvida por meio de uma disciplina de caráter extensionista e lecionada no último ano letivo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAUUFJF). Nesta disciplina, intitulada “Projeto e Mobilidade Urbana”, alunos da graduação trabalharam em grupos e desenvolveram proposições para a adequação das ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira, na região central da cidade, na lógica das Ruas Completas. O conceito de Ruas Completas busca redistribuir o espaço da rua de modo mais acessível, incentivando modos ativos de viagem e é também uma iniciativa que fortalece o comércio e identidade local. A metodologia de ensino empregada, se desenvolveu por meio das seguintes etapas: i) instrução e fundamentação teórica dos alunos para trabalhar com o conceito; ii) escolha das áreas a serem trabalhadas; iii) orientação e suporte para desenvolvimento das propostas dos alunos; e iv) apresentação das propostas para a sociedade, por meio de uma exposição. Com este trabalho pretende-se fortalecer a discussão sobre o tema, articular ensino, pesquisa e extensão universitária, e promover abordagens de ensino de projeto urbano que considerem mais especificamente a escala da rua, aspectos relacionados à caminhabilidade e que possam contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável e equitativa.