Orientação espacial e legibilidade em edificações complexas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3589

Palavras-chave:

Orientação espacial, Legibilidade, Percepção dos usuários, Edificações complexas, Ensino e prática da arquitetura

Resumo

Este artigo faz uma reflexão, com base na revisão da literatura relevante sobre o tema, acerca do processo de orientação espacial e das características espaciais que facilitam ou dificultam a legibilidade no interior de edificações complexas, com base nas percepções dos usuários. Apesar das evidências sobre a importância da orientação espacial no interior de edificações complexas, esta ainda é pouco considerada no ensino de arquitetura e, consequentemente, na prática profissional do arquiteto. Essa reflexão evidencia que a sinalização no interior dessas edificações pode contribuir para a orientação espacial, mas não substitui a legibilidade do projeto arquitetônico. Ainda, aspectos como a configuração espacial de edificações complexas, as diferenciações estéticas e o grau de acessibilidade visual entre os espaços podem facilitar ou dificultar a legibilidade e, consequentemente, a orientação espacial. Portanto, a reflexão realizada salienta a importância da elaboração de projetos de edificações complexas que considerem a legibilidade de seus interiores, com base em resultados de pesquisas envolvendo as necessidades de orientação espacial de diferentes grupos de usuários.

Biografia do Autor

Márcia Azevedo de Lima, PROPUR/ UFRGS

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo – RS, Brasil).

Fabiana Bugs Antocheviz, Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Substituta no Instituto Federal Farroupilha (Santa Rosa – RS, Brasil).

Antônio Tarcísio Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ph.D. pela Oxford Brookes University. Professor Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre – RS, Brasil).

Débora Gregoletto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria (Cachoeira do Sul – RS, Brasil).  

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Publicado

2023-10-28

Como Citar

Lima, M. A. de, Antocheviz, F. B., Reis, A. T., & Gregoletto, D. (2023). Orientação espacial e legibilidade em edificações complexas. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3589

Edição

Seção

DESEMPENHO - PROCESSOS AVALIATIVOS: DO PROJETO À PÓS-OCUPAÇÃO

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