A Percepção das pessoas quanto à acessibilidade no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica – CAPPA
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3883Palavras-chave:
CAPPA, Arquitetura, AcessibilidadeResumo
O CAPPA é um Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica, localizado em São João do Polêsine - RS. O trabalho tem como objetivo avaliar a acessibilidade no local através da percepção de seus usuários. A pesquisa contou com o desenvolvimento de quatro métodos, sendo inicialmente uma visita exploratória, após uma entrevista semiestruturada, checklist de acessibilidade e, por fim, passeios acompanhados. O passeio acompanhado foi realizado com uma pessoa em cadeira de rodas, uma pessoa com deficiência visual total e uma pessoa visitante pela primeira vez. Ao final, algumas barreiras foram detectadas, localizadas no acesso ao Centro, por exemplo, como a escada inadequada e a falta de uma rampa conforme a norma de acessibilidade.
Referências
ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: 2020.
BENVEGNÚ, E. M. Acessibilidade espacial requisito para uma escola inclusiva: Estudo de caso – Escolas Municipais de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação, UFSC, 2009.
CAPPA/UFSM. Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica. Disponível em: <https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ccne/cappa/sobre>. Acesso em: 26 jan. 2023.
DISCHINGER, Marta; BINS ELY, V. H. M.; PIARDI, S. M. D. G. Promovendo acessibilidade
espacial nos edifícios públicos: Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida nas Edificações de Uso Público. MPSC, 2012.
DORNELES, Vanessa; ANDRADE, Isabela; ELY, Vera Helena. Acessibilidade Espacial e Processo Projetual. 2011.
DUARTE, C. R.; COHEN, R. Pesquisa e projeto de espaços públicos: rebatimentos e possibilidades de inclusão da diversidade física no planejamento das cidades. In: PROJETAR 2005 – II SEMINÁRIO SOBRE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2005, Rio de Janeiro. Anais do II PROJETAR. 2005.
IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2021. Cidades e Estados. 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/sao-joao-dopolesine.html>. Acesso em: 10 dez. 2022.
OLIVEIRA, A. S. D. A. D. Acessibilidade Espacial em Centro Cultural: Estudo de Casos. Dissertação (Mestrado) ‐ Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2006.
PINTO, C. F. M. Acessibilidade Espacial em Centros de saúde em Florianópolis/SC: um estudo de caso. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.
RHEINGANTZ, P. A. et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós‐ocupação. Rio de Janeiro: Coleção PROARQ: FAU‐UFRJ, 2009.