Proposta discente na adoção do BIM no ensino de Desenho de Arquitetura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3901

Palavras-chave:

BIM, ensino de arquitetura, didática, tecnologias digitais

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta construída a partir da perspectiva de discentes do curso de graduação em arquitetura da FAU UFRJ compartilhando a visão que têm sobre a disciplina intitulada Desenho de arquitetura e as possibilidades oferecidas pelo BIM para o ensino desse conteúdo específico. A proposta considerou: a revisão das alternativas apresentadas nos anais do ENEBIM; os conteúdos programáticos das disciplinas que compõem o currículo do curso de arquitetura da Faculdade; a infraestrutura disponível; e, a experiência em sala de aula. A disciplina de Desenho de arquitetura foi escolhida por ser considerada uma das que poderiam se beneficiar do BIM. Essa percepção empírica, associada às práticas identificadas na revisão da literatura, permitiu a proposta que considera a adoção do BIM como uma estratégia didática. Entende-se, assim, que o ensino de desenho de arquitetura pode se beneficiar da adoção do BIM a partir de atividades que associam diversos sistemas de informação e de representação. Como um novo currículo está sendo implantado, a proposta pode facilmente ser incluída nas práticas em sala de aula, pois combina estratégias já adotadas, na disciplina vigente, com nova abordagem que potencializa as alterações da grade curricular.

Biografia do Autor

Elisabeth Guedes de Oliveira, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU UFRJ, Bolsista de Iniciação Científica PIBIC CNPq.

Allana Rocha de Almeida, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU UFRJ, Bolsista de Iniciação Científica com bolsa FAPERJ.

Monica Santos Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura na mesma instituição. Arquiteta pela FAU UFRJ, com Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cientista do Nosso Estado FAPERJ e Bolsista de Produtividade CNPq

Ethel Pinheiro Santana, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Análise e Representação da Forma da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Arquiteta pela FAU UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ e Bolsista de Produtividade CNPq

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

Guedes de Oliveira, E. ., Almeida, A. R. de ., Salgado, M. S., & Santana, E. P. (2023). Proposta discente na adoção do BIM no ensino de Desenho de Arquitetura. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3901

Edição

Seção

TECNOLOGIA - INTEGRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO PROJETO