Proposta discente na adoção do BIM no ensino de Desenho de Arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3901Palavras-chave:
BIM, ensino de arquitetura, didática, tecnologias digitaisResumo
Este artigo apresenta uma proposta construída a partir da perspectiva de discentes do curso de graduação em arquitetura da FAU UFRJ compartilhando a visão que têm sobre a disciplina intitulada Desenho de arquitetura e as possibilidades oferecidas pelo BIM para o ensino desse conteúdo específico. A proposta considerou: a revisão das alternativas apresentadas nos anais do ENEBIM; os conteúdos programáticos das disciplinas que compõem o currículo do curso de arquitetura da Faculdade; a infraestrutura disponível; e, a experiência em sala de aula. A disciplina de Desenho de arquitetura foi escolhida por ser considerada uma das que poderiam se beneficiar do BIM. Essa percepção empírica, associada às práticas identificadas na revisão da literatura, permitiu a proposta que considera a adoção do BIM como uma estratégia didática. Entende-se, assim, que o ensino de desenho de arquitetura pode se beneficiar da adoção do BIM a partir de atividades que associam diversos sistemas de informação e de representação. Como um novo currículo está sendo implantado, a proposta pode facilmente ser incluída nas práticas em sala de aula, pois combina estratégias já adotadas, na disciplina vigente, com nova abordagem que potencializa as alterações da grade curricular.
Referências
ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 6492: 2021 Documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos - Requisitos
DEL RIO, Vicente. Projeto de Arquitetura: entre a criatividade e o método. In: Arquitetura, Pesquisa & Projeto Org.: Vicente Del Rio São Paulo ProEditores; Rio de Janeiro, FAU/UFRJ,
JERNIGAN F 2017 Big BIM 4.0: Ecosystems for a Connected World. Editor 4site Press. UK, 444p.
PINHEIRO, E.; KAMIMURA, R.; ABDELHAI, T. Pensar e reinventar o habitar pela narrativa gráfica: exercício síntese de desenho /ufrj em formato online. 10º. Projetar Lisboa 2021: Arquitetura, Cidade e Paisagem – Projetar em contexto de crise. In: Anais do... Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1590, Acesso em Maio de 2023.
MALLARD, M. L. Os problemas da pesquisa em projeto de arquitetura e urbanismo. VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – ENANPARQ 2022. In: Anais do ... V. p. 1166-1176 Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1SVWU0sWPg89Ys3zOGy9cKLG2ReUpKmkn/view Acesso em Maio de 2023
PPPC- Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo 2020-2030, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade federal do Rio de Janeiro, versão 10 de agosto de 2021.
SALGADO, M. S. Ensino de Arquitetura, engenharia e tecnologias digitais: relato das experiências compartilhadas durante o ENEBIM. SBTIC - II Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção. In: Anais do... Campinas, 2019. v. 1. p. 1-6.
SCHEER, D. The death of drawing: architecture in the age of simulation. New York: Routledge, 2014
SOUZA, C. C. ; SALGADO, M.S. . Ensino de Arquitetura e a Modelagem da Informação da Construção (BIM). ARQUISUR - XL ENCONTRO E XXV CONGRESSO DE ESCOLAS E FACULDADES PÚBLICAS DE ARQUITETURA DA AMÉRICA DO SUL In: Anais do... 2022. v. 1. p. 1-12. Disponível em: https://www.sisgeenco.com.br/anais/arquisur/2022/arquivos/GT1_COM_166_352_20220906203420.pdf Acesso em maio de 2023.