O uso das simulações virtuais imersivas como auxílio na captura de diretrizes projetuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.4010

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Ambientes virtuais imersivos, Diretrizes projetuais

Resumo

Dentre as diversas inovações digitais existentes para a discussão do projeto em AEC, o uso de ferramentas tecnológicas imersivas tem se destacado em ambientes colaborativos por auxiliar na captação de requisitos e diretrizes de projeto a partir da colaboração dos usuários finais. O objetivo deste artigo é explorar o potencial de uma ferramenta virtual imersiva para coleta de dados em conjunto com os usuários finais a partir do uso de celulares e dos óculos de Realidade Virtual. Foram realizadas simulações com a participação de usuários de uma biblioteca setorial para avaliar o projeto da nova Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, com foco em análises de percepção da circulação, dimensionamento, iluminação e mobiliário. Como resultado, foi possível identificar os requisitos mais importantes para os usuários e propor modificações no projeto da nova biblioteca, evidenciando que a ferramenta possui grande potencial como facilitador no processo de compreensão dos detalhes arquitetônicos.

Biografia do Autor

Juliana Bambini Mandola, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Metodologia de Projeto em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (Londrina - PR, Brasil).

Amanda Leticia Passolongo Durante, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (Londrina – PR, Brasil).

Poliana Padula, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (Londrina – PR, Brasil).

Vivian Maria Amaral de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (Londrina – PR, Brasil).

Maurício Hidemi Azuma, Universidade Estadual de Londrina

Doutor pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP- São Carlos-SP. Professor adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina- UEL (Londrina - PR, Brasil)

César Imai, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina- UEL (Londrina - PR, Brasil).

Referências

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

Mandola, J. B., Durante, A. L. P., Padula, P., Oliveira, V. M. A. de, Azuma, M. H., & Imai, C. (2023). O uso das simulações virtuais imersivas como auxílio na captura de diretrizes projetuais. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.4010

Edição

Seção

TECNOLOGIA - INTEGRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO PROJETO

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