Introdução de BIM no currículo acadêmico: análise realizada na cidade de Cajazeiras-PB
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.207Palavras-chave:
Arquitetura e Urbanismo, Building Information Modeling, Cajazeiras, Engenharia Civil, EnsinoResumo
Este trabalho analisa as matrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na cidade de Cajazeiras, no interior da Paraíba, na busca pela identificação da inserção na academia local do paradigma Building Information Modeling - BIM. Utilizando a análise de conteúdo como método base, amparado por um quadro filtrante e posterior transposição dos dados para infográficos, a pesquisa tem foco qualitativo e trouxe como principais resultados a identificação de disciplinas que já apresentam o termo BIM em seus títulos, e também a possibilidade de consulta a diagramas que mostram como estão distribuídas ao longo dos cursos as disciplinas que apresentam um teórico potencial para a incorporação do BIM a suas ementas. Em conclusão, esta pesquisa contribui com uma noção inicial de como se encontra a adoção destes conceitos pelas instituições de ensino superior da cidade examinada, assim como popularização e disseminação de suas metodologias no país, abrindo portas para futuras pesquisas que possam se aprofundar ainda mais neste tema.
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